Portal Melhores Amigos | Conheça o Airedale Terrier, um cão cheio de energia e esperteza
O que o Airedale precisa de você é carinho, boa alimentação, sessões diárias de “ginástica” canina, banhos esporádicos, gincanas desafiadoras e muita atenção.
1606
single,single-post,postid-1606,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Conheça o Airedale Terrier, um cão cheio de energia e esperteza

ariredale terrier cachorro raça

01 jun Conheça o Airedale Terrier, um cão cheio de energia e esperteza

Ele tem a aparência perfeita para servir de modelo para fábricas de cachorro de pelúcia e a personalidade de um aprendiz ávido por novos ensinamentos. Este é o Airedale Terrier, a maior raça do grupo dos terriers.

História

Mais conhecido como o “Rei dos Terriers”, o Airedale vem lá do Aire Valley, em Yorkshire – o maior condado histórico da Inglaterra, que também serve de nome de batismo daquela raça pequena e fofa que todo mundo quer apertar de ternura. Essas belezuras grandonas foram reconhecidas oficialmente como um novo grupo de raças pelo American Kennel Club, em 1888.

Características físicas

É um cão de médio a grande porte que pode chegar a 60 centímetros de altura, enquanto apresenta uma silhueta esbelta – devendo manter uma massa corporal de, aproximadamente, 23 quilinhos bem distribuídos.

Sua aparência de cachorro de pelúcia vem de seus pelinhos encaracolados, que brilham em tonalidades de um marrom meio enferrujado – no bom sentido – que até lhe renderam o apelido de “pelos de arame”, de tão densos e resistentes. Seu dorso, normalmente, é preto ou cinza-escuro.

O focinho protuberante é uma das características que mais chamam a atenção dentre os cães de sua linhagem. Como não poderia ser diferente, possui aquela barbicha linda, que também é a marca registrada de alguns outros terriers como o Schnauzer e o próprio Yorkshire.

Personalidade

Sendo um terrier gigante, por assim dizer, os Airedale também acabaram tendo seu nível de energia amplificado e precisam de exercícios diários para serem cães felizes e equilibrados.

São extremamente espertos e inteligentes, necessitando sempre de novos desafios para poder explorar sua incrível capacidade cognitiva. Além disso, é um cachorro super brincalhão e sapeca que adora se entreter com outros cães e crianças – mas, sem deixar de lado suas características protetoras e guardiãs e um certo grau de teimosia.

Por conta desta sede por atividades físicas, o ideal é que cães desta raça sejam criados com bastante espaço para explorar e que não fiquem sozinhos por muito tempo – a solidão é o capeta pra eles.

Lembrando que o Airedale traz também em sua “bagagem terrier” o hábito de cavar, caçar animaizinhos e brincar de esconder coisas, principalmente os pertences dos tutores. Ah! E mastigar sapatos também é um passatempo da raça. Então, não economize nos brinquedos se quiser preservar seus calçados.

Cuidados

O único cuidado que merece uma atenção redobrada é não exagerar na frequência dos banhos, para não interferir na proteção natural da pelagem do Airedale. Dar uma tosadinha de vez em quando também pode ser uma boa.

No mais, tudo o que o Airedale precisa de você é carinho, boa alimentação, sessões diárias de “ginástica” canina, banhos esporádicos, gincanas desafiadoras e muita atenção.

 

 Paula Soncela
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.