Portal Melhores Amigos | Conheça frutas benéficas e proibidas para o seu cachorro
3931
single,single-post,postid-3931,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Conheça frutas benéficas e proibidas para o seu cachorro

Post_portalmelhoresamigos_12

17 dez Conheça frutas benéficas e proibidas para o seu cachorro

Uma das dúvidas mais comuns de tutores de cachorros é referente a quais frutas podem ou não ser dadas para os seus bichinhos. Como há muitas informações desencontradas a respeito, o Portal Melhores Amigos fez uma lista das frutas mais indicadas e as proibidas para os animais, com a ajuda do médico veterinário Denis Cliff Fernandes Costa, responsável técnico da Rede Mercadão Pet.

 

Costa explica que, em relação às frutas benéficas, é preciso dosar a quantidade que o animal ingere para não interferir em sua alimentação regular. “Como tudo na vida, o excesso não é recomendado. Uma boa ideia é usar frutas como petisco, sempre pensando em não desbalancear a dieta do animal”, afirma.

 

Outro alerta é oferecer as frutas sem sementes (que podem ser tóxicas e obstruir o sistema digestivo dos animais). Em caso de suspeita de intoxicação, leve seu bichinho com urgência para o socorro veterinário. Veja a seguir frutas recomendadas e frutas proibidas para seu cachorro:

 

 

Frutas recomendadas

 

 

Melão

É uma das melhores frutas para dar ao seu cachorro. Pela sua quantidade de água e de minerais, tem efeito hidratante. Tem vitamina E, que reduz riscos cardiovasculares e melhora a quantidade de fibras musculares. Também tem vitamina A, um poderoso antioxidante natural, eficaz para evitar câncer e danos celulares. A vitamina B6 ajuda no metabolismo de gorduras, favorecendo o emagrecimento e aumentando a massa muscular.

 

Maçã

Rica em polifenóis, antioxidantes naturais que ajudam a retardar o envelhecimento. Seus radicais livres auxiliam, também, a diminuir a perda cognitiva, a retardar o desenvolvimento de cânceres e a combater reações inflamatórias. “É importante retirar todas as sementes, porque elas podem ser tóxicas para os animais e causar obstrução intestinal”, alerta o profissional.

 

Banana

Fruta extremamente palatável aos cachorros, é excelente fonte de vitaminas, como a B6 (como no melão) e a C, que auxilia na parte imunológica e na qualidade da pele dos animais. A banana também tem potássio, que tem um efeito importante sobre o músculo cardíaco, ajudando a controlar a frequência cardíaca do animal. Também é bastante rica em fibras. Não se esqueça de oferecer a banana sem casca ao seu bichinho.

 

Melancia

A melancia reúne benefícios de todas as frutas acima. Tem grande quantidade de água, é rica em vitamina A, C e E, e tem potássio. “O tutor não deve se esquecer de tirar todas as sementes antes de oferecer ao seu animal”, lembra Costa.

 

 

 

Frutas proibidas

 

 

Uva

Em qualquer formato (como uva passa), é uma fruta extremamente perigosa para os cães porque é tóxica e pode levar à morte. A longo prazo, a fruta pode causar insuficiência renal.

 

Abacate

Possui uma toxina em toda a sua constituição que não é inofensiva para seres humanos, mas que é bastante perigosa para animais, podendo causar vômito, diarreia e problemas respiratórios. O caroço pode causar obstrução de vias aéreas e morte do animal por sufocamento. Pelo seu alto teor de gordura, pode levar a dores estomacais e pancreatite.

 

Figo

As folhas da figueira podem causar vômito, diarreia e inflamação na pele. A fruta pode levar a quadros alérgicos generalizados no animal, que podem se manifestar por alergia de pele, inclusive.

 

 

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.