Quais as razões para gritos de uma calopsita?

Que as calopsitas podem ser muito barulhentas (de um jeito muito fofo), e que parecem apreciar o som da própria voz, não é novidade para os apaixonados por esses pássaros.

Porém, se ela estiver “gritando” excessivamente por longos períodos diários, você precisa ficar atento pois pode haver algo a incomodando.

As calopsitas são aves lindas e únicas, que possuem um blush inconfundível nas bochechas e uma capacidade “vocal” invejável. Essas belezuras amam cantar e conversar, mas às vezes elas usam esse talento para chamar a atenção para algo que não vai muito bem, seja com a sua saúde ou no ambiente em que está.

Por ser um pássaro com rotina, qualquer mudança de horário do dono pode fazê-la se sentir solitária e o jeito de expressar essa solidão não é tão sutil. Incluir pelo menos algumas brincadeiras diariamente, deixar um rádio ligado em volume baixo quando não está por perto, ou ter uma segunda ave da mesma espécie, pode ajudar a calopsita a se sentir menos isolada.

Lembre sempre de reservar pelo menos uma hora do seu dia para interagir com o seu pet, para que ele não se sinta entediado.

Se a calopsita estiver com a crista levantada ou se balançando de um lado para o outro enquanto grita, é sinal que ela está com medo de algo próximo da gaiola ou no ambiente onde fica.

Um item completamente inofensivo para todos na casa e que o dono não desconfia pode causar estresse no animal. Assim como os coelhos, por exemplo, esse pássaro está constantemente procurando predadores em potencial.

Nutrição

É muito importante que a dieta da calopsita seja saudável e equilibrada com pellets de qualidade, folhas verdes escuras, sementes e, ocasionalmente, frutas.

Se perceber que os gritos do pássaro está interligado com outros sinais, como inatividade, aumento do sono, olhos lacrimejantes ou uma mudança nos excrementos, agende imediatamente uma consulta com um veterinário de aves de confiança.

A maioria das calopsitas precisa de doze horas ininterruptas de sono todas as noite, ou seja, além de cobrir a gaiola no início da noite é necessário que ela esteja em um local tranquilo para que o animal possa descansar bem.

Se houver qualquer alteração no comportamento do pet, converse com o médico-veterinário de confiança, ele pode ajudar a descobrir a causa e a melhor forma de garantir o bem-estar do animal.

Com informações de Beak Craze

Veja Também