Conheça a ONG Patas Therapeutas

Temos falado constantemente sobre a importância da Educação, das Atividades e da Terapia Assistidas por Animais e os inúmeros benefícios que elas proporcionam no tratamento e recuperação de pessoas com transtornos físicos, emocionais e intelectuais. Desta vez, você vai conhecer um pouco sobre a ONG Patas Therapeutas, que atua nas cidades de São Paulo e Porto Feliz.

A organização surgiu em 2012 com o intuito de prover qualidade de vida para as pessoas por meio da relação entre humanos e animais. A equipe é formada por profissionais e voluntários que visitam as instituições (hospitais, abrigos e asilos) com animais de estimação das mais variadas espécies, como cães, aves e até roedores.

Atualmente, a Patas Therapeutas faz visitações em diversas instituições paulistas, entre elas o Hospital Infantil Darcy Vargas e o Residencial Israelita Albert Einstein – RIAE, instituição de longa permanência para idosos fundada há mais de 70 anos.

Para se tornar um terapeuta da ONG, o animal é submetido a um processo detalhado de admissão. Todos os bichinhos devem ser castrados, estar com as vacinas em dia, passar por exames físicos – como, por exemplo, teste de frequência cardíaca, tempo de preenchimento capilar, avaliações da cavidade bucal e dos dentes. Outros cuidados relativos à higiene do animal também são pré-requisitos para que ele possa ingressar no trabalho.

No site da organização você encontra o perfil de alguns dos animais terapeutas. Entre cães, gatinhos, pássaros e coelhos, tem um mais fofo que o outro e é muito capaz que você sinta vontade de esmagar todos eles. A seção também serve de inspiração para que, um dia, você veja a foto do seu mascote ali. Imagina que orgulho?!

Gostou e quer ajudar? Existem várias formas de contribuir com o Patas Therapeutas: você pode comprar os produtos da lojinha, pode se tornar um voluntário (com ou sem animal) e, ainda, se tiver uma empresa, pode colocar uma urna da ONG para doações em seu caixa ou transferir sua Nota Fiscal Paulista para a organização. Colabore!

Clique nas imagens para ampliar.

 

 

 

Por: Paula Soncela
Veja Também