Portal Melhores Amigos | Como evitar a conjuntivite em sua chinchila
2842
single,single-post,postid-2842,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Como evitar a conjuntivite em sua chinchila

chinchila_DOMINIO-PUBLICO

16 mai Como evitar a conjuntivite em sua chinchila

Assim como diversos outros animais, a chinchila pode sofrer com irritações na conjuntiva, uma membrana externa presente no globo ocular. A esse tipo de problema dá-se o nome de conjuntivite, de maneira análoga àquela que pode surgir no ser humano. “No caso desses animais, é comum a irritação causada pelo pó de banho, normalmente pó de mármore ou calcário, que deve ser trocado diariamente, e ser de boa qualidade”, adverte a médica-veterinária Erica Couto, da Clínica Tukan. Como resultado, a chinchila apresentará lacrimação excessiva, e olhos com aspecto avermelhado. Em casos mais graves, o animal pode até mesmo a perder a visão.

“Um pó de má qualidade, ou sujo, pode predispor uma obstrução do ducto lacrimal da chinchila, o que gera problemas, já que esse canal, que faz parte da estrutura dos olhos, transforma-se em um meio de cultura para micro-organismos”. Dessa forma, ali surgem condições propícias para o surgimento de bactérias, por exemplo.

Já alguns animais podem desenvolver alergia a produtos de limpeza que possuímos dentro de casa, como aqueles à base de amônia (com aroma de pinho, por exemplo), ou qualquer cheiro mais forte. A amônia presente na urina também pode causar irritação nos olhos, de modo que é importante manter a gaiola do animal com pinus (serragem prensada), nova e de boa qualidade – ou seja, que não gera excesso de poeira – para que ele faça suas necessidades.

“É importante observar que nenhum desses problemas possui uma solução caseira. Se você viu algo estranho, procure um profissional especializado em animais silvestres, ou se possível, um oftalmologista-veterinário”, esclarece Erica.

Atenção: o único pet que toma banho com pó de mármore é a chinchila, e esse é o único banho do qual ela precisa. “Nunca molhe a chinchila, pois o pelame é de difícil secagem, pois elas são de regiões frias”. Apesar de pequeno e de fácil trato, avalie bem sua rotina e seu estilo de vida antes de adquirir um animal como esse: a chinchila tem uma média de vida de 10 anos, podendo chegar a 20 aniversários!

Da Redação
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.