Portal Melhores Amigos | Coelho Nova Zelândia: características e cuidados
2555
single,single-post,postid-2555,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Coelho Nova Zelândia: características e cuidados

coelho-nova-zelandia_DOMINIO-PUBLICO

08 fev Coelho Nova Zelândia: características e cuidados

A Nova Zelândia é a mais popular entre todas as raças de coelhos. Não só no Brasil, mas em grande parte do mundo. Thalita Queté, médica-veterinária especializada em animais silvestres e exóticos do Centro Veterinário Queté, conta mais detalhes da raça. “Inicialmente, a raça era mais utilizada para alimentação e uso da pele. Porém, a cada dia tem ganhado mais adeptos como animal de estimação”, diz.

Apesar do nome, a raça Nova Zelândia é de origem americana. Segundo Thalita, esses coelhos são grandes e robustos, com peso que varia de 3,5 a 5 quilos, e os machos são um pouco maiores que as fêmeas. A cor mais conhecida é a branca com olhos vermelhos, mas hoje já existem outras variedades como o preto, azul e vermelho (pelo com tons marrons).

Eles também podem se tornar excelentes animais de estimação. Antes de levar um para casa, é preciso tomar alguns cuidados, como adianta Thalita: “É necessário procurar um criador da raça. Muitas vezes, ao adquirir em um PetShop, não há garantias de que o animal seja realmente um Nova Zelândia. E é muito comum encontrar misturas de raças que fiquem parecidas com ele”.

Bastante inteligentes, os coelhos gostam de interagir e brincar com seu dono e devem ter espaço para correr e caminhar diariamente. Em casa, os cuidados são os mesmos que os de outras raças. “Os coelhos precisam ter uma alimentação balanceada, recebendo ração específica, como feno e verduras. Além disso, o ideal é visitar o veterinário pelo menos uma vez ao ano, e é recomendado a castração para evitar problemas de saúde e melhorar o comportamento após a puberdade”, alerta Thalita.

Na parte de higiene, é recomendado a escovação do animal ao menos três vezes por semana, principalmente nos períodos de mudança dos pelos. Thalita recomenda que unhas e orelhas sejam cortadas e limpas a cada 15 dias, mas o banho só é indicado em caso de extrema necessidade.

Da Redação
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.