As gatas são conhecidas por possuir uma característica peculiar: a coloração tricolor em seu pelo. Enquanto muitos gatos machos apresentam uma única cor ou combinações de duas cores, as gatas têm a capacidade de exibir até três cores distintas em sua pelagem. Mas por que essa diferença ocorre? Para entender sobre essa peculiaridade, conversamos com a bióloga e fundadora da WellFelis, Dra. Juliana Damasceno, que atua na área de comportamento e bem-estar felino com experiência em silvestres e domésticos há 12 anos.
A coloração do pelo dos gatos é determinada pelo gene de cor, localizados nos cromossomos sexuais, e cada indivíduo tem dois cromossomos, sendo os machos XY e as fêmeas XX. Existem diferentes variantes desse gene, sendo as mais comuns o gene laranja (O) e o gene preto (B).
A característica tricolor do pelo é resultado de uma combinação genética. Quando uma gata possui dois cromossomos X (XX), ela tem a possibilidade de herdar diferentes combinações de genes de cor. Por exemplo, ela pode herdar um cromossomo X com o gene laranja e outro cromossomo X com o gene preto. Essa combinação de genes resulta na pigmentação tricolor, em que áreas do corpo da gata exibem as cores laranja, preto e o branco – gene (W), que não está ligado ao sexo do animal e apresenta-se independentemente do gênero.
Já os machos, que possuem apenas um cromossomo X (XY), a possibilidade de herdar uma combinação tricolor é muito rara. Normalmente, eles herdam apenas um gene de cor para determinar a coloração do seu pelo. Isso explica por que a maioria dos gatos machos apresenta uma única cor ou combinações de duas cores. De acordo com a Dra. Juliana, “pode acontecer de um macho nasça com a pelagem de três cores, mas geneticamente a tendência é dele ser um gato infértil, e muitos acabam não sobrevivendo.
Uma pesquisa investigou a relação entre a cor da pelagem e a personalidade dos gatos domésticos. Através do estudo online anônimo, foi possível avaliar as percepções humanas em relação a gatos de cores diferentes, os resultados revelaram diferenças significativas na atribuição de traços de personalidade com base nas cores do animal. Os laranjas foram associados à amizade, os tricolores à intolerância social e os brancos foram considerados menos ousados, mais tímidos e calmos em comparação com outras cores.
Embora a personalidade seja considerada mais importante do que a cor ao escolher um gato de companhia, a pesquisa indica que as pessoas percebem uma conexão entre essas duas qualidades. No entanto, é importante ressaltar que ainda não há comprovação científica de uma relação direta entre os genes responsáveis pela cor da pelagem e os traços comportamentais dos felinos, no entanto, no que diz respeito ao comportamento, parece haver uma relação entre o padrão da pelagem e o padrão da personalidade.
Dentro das variações de tricolores, temos:
- Calicó ou Espanholas: Possuem a cor branca predominante na barriguinha, patinhas, peito e queixo, e o restante do pelo apresenta manchas laranjas e pretas, com um tom mais acinzentado.
- Carey ou Turtle shell (escamas de tartaruga): São aquelas que apresentam uma mistura assimétrica das três cores, com o branco sendo escasso e predominando o preto e o laranja.
- Tricolor tigrada: O padrão é tigrado com três cores, sendo cinza tigrado e as tricolores com cinza preto.
Um fato interessante é que as gatas com coloração turtle shell – (escamas de tartaruga), e as tricolores têm uma tendência a serem menos tolerantes socialmente com outros animais. Segundo a Dra. Juliana, especialista em comportamento animal, elas são conhecidas por serem “gatas raízes”, bem territorialistas e intolerantes com animais que não pertencem ao seu grupo social. Além disso, essas felinas são protetoras, excelentes mães, defensoras de sua prole e caçadoras habilidosas.
Quando se trata de escolher um bichinho de estimação, lembre-se de que a personalidade é o fator mais importante. Essas felinas podem ser desafiadoras e independentes, mas também são protetoras e leais, com sua alegria contagiante e energia singular, elas se tornam verdadeiras companheiras de aventuras.