Além da letargia, a ausência desse grupo de vitaminas pode gerar fraqueza nas pernas, falta de apetite e problemas no sistema nervoso
Da redação
Para a saúde do animal estar em dia, um fator é importante é ele ter suprida toda sua necessidade de vitaminas do complexo B. São nove tipos de vitaminas que atuam na pele, unha e até no sangue e sistema nervoso dos cães e gatos.
Talvez a mais famosa seja a vitamina B12, explica o zootecnista Thiago Prupere Young. “Ela atua na produção de glóbulos vermelhos no sangue, e na manutenção do sistema nervoso central”, afirma o profissional. Junto a ela, Prupere destaca a B1, que está ligada à liberação de energia das células. Se o animal não tem este composto em suficiente, pode ficar letárgico e sem energia.
“Além da letargia, a ausência de complexo B pode gerar fraqueza nas pernas, falta de apetite e problemas nervosos”, diz o zootecnista.
Por fim, outra vitamina que vale ressaltar do complexo é a B8, também chamada de biotina. Ela atua na absorção de ácidos graxos e aminoácidos, tendo papel fundamental na saúde do pelo do animal.