Saiba como evitar o surgimento de amônia em seu aquário

Antes de começar efetivamente, você sabe o que é amônia?

Amônia é uma substância química tóxica para humanos e animais mesmo em baixa concentração. A amônia é utilizada na indústria para fabricação de fertilizantes agrícolas, produtos de limpeza e até explosivos. 

Em aquários, “esta substância como primeira parte do ciclo do nitrogênio, que inicia na matéria orgânica, amônia, nitrito, nitrato e nitrogênio. A matéria orgânica surge a partir das fezes dos animais, restos de alimentos e decomposição de plantas ou peixes mortos”, explica Daniel Camargo, diretor da loja Pro Aquários, especializada em manutenção e limpeza de aquários.

Para evitar o surgimento da amônia em seu aquário, é preciso fazer a manutenção descente dele. Faça a troca parcial de água, para retirar excesso de matéria orgânica; utilização de bons filtros para ter uma filtragem biológica adequada; regular bem a alimentação dos animais para não ter sobra; retirar animais ou plantas que possam estar em decomposição.

“É preciso ter o mesmo cuidado tanto no aquário de água salgada ou doce com a concentração de amônia. Além disso, o nitrito também é tóxico para os peixes, além do nitrato. A prevenção é a mesma da amônia, manutenção periódica, boa filtragem, boa alimentação e cuidados com animais e plantas em decomposição”, afirma Camargo.

Teste de Amônia

Existem testes químicos no mercado para saber a quantidade de amônia no aquário, que deve ser sempre 0ppm. Mas antes de fazer o teste, faça o teste de pH e meça a temperatura da água. Essa informações interferem diretamente no resultado do teste de amônia. 

Caso tenha dúvida na execução do teste após ler as instruções, chame um profissional de sua confiança para que ele faça o teste e te oriente, caso necessário, em como melhorar a manutenção do seu aquário. 

Veja Também