Como lidar com a incontinência urinária de um cachorro

Como donos de pets, sabemos que muitas vezes, mesmo treinado ou saindo para aquele passeio pontual, sempre tem um risco de xixizinho pela casa, até porque acidentes acontecem. Mas quando esses incidentes são mais frequentes que o habitual, pode ser um sinal de alerta. 

 

A incontinência urinária acontece quando o pet perde involuntariamente o controle da bexiga, causando pequenos ou grandes vazamentos pela casa. Seus motivos podem variar, desde um distúrbio médico ou comportamental, mas nunca por uma travessura do animal.


Mudanças repentinas, ingestão excessiva de água devido a alguma doença genética, infecção do trato urinário, desequilíbrio hormonal e bexiga fraca, são alguns dos fatores que podem causar a incontinência, inclusive, até mesmo cães e gatos treinados podem ter essa condição.

 

O tempo também pode afetar o seu pet. Animais com mais idade tendem a perder o controle sobre os músculos da bexiga ou, por alguma disfunção cognitiva, esquecem onde o local correto de fazer xixi.

 

Nem sempre incidente doméstico pode significar que seu pet sofre de incontinência, mas se perceber que o animal de estimação lambe continuamente a região íntima ou que pinga urina pela casa, mesmo após o passeio, é bom de atentar. observe também, se o seu cão está bebendo mais água do que o de costume, e se a micção parece dolorosa.

 

Consulte o médico-veterinário de confiança, e passe a ele todas as informações que foram observadas durante o período. Possivelmente, alguns exames de urina e de sangue serão feitos para descartar outros problemas médicos. Ele também pode realizar um ultrassom, que revelará se há o crescimentos tumores na bexiga que estão causando o problema, e radiografias para verificar os cálculos urinários do pet.

 

Uma vez confirmada a causa da incontinência, além de fraldas caninas, o veterinário pode prescrever alguns medicamentos, porém é necessário se atentar aos efeitos colaterais, que podem causar inquietação, ansiedade e hipertensão. Não se esqueça de manter a higiene do seu pet para evitar infecções de pele.

 

Lembre-se sempre de levar o seu pet para uma voltinha pelo menos três vezes ao dia. A incontinência urinária pode evoluir rapidamente para uma infecção e observar o comportamento do seu pet e consultar o médico-veterinário com frequência, é a melhor forma de prevenção.

Fonte: American Kennel Club

Veja Também