Como nós sabemos, o outono é a estação que sucede o verão e antecede o inverno. Em determinadas regiões é marcado pela queda gradativa na temperatura e pelo amarelar e início da queda das folhas das árvores.
Bom, mas o que as aves têm a ver com isso?
Vamos lá! Assim como os mamíferos, as aves são animais endotérmicos, ou seja, conseguem regular a própria temperatura corporal, independente da temperatura externa, através de seu metabolismo.
Apesar disso, por conta de o outono possuir dias mais curtos e gradualmente mais frios e secos, com variações de temperaturas mais acentuadas, temos que ter uma atenção especial com nossas aves. “É necessário garantir que o viveiro fique em um local sem corrente de ar, e que possa ter exposição da luz solar na manhã, para que os animais realizem síntese da vitamina D, importante para a absorção do cálcio”, explica a médica-veterinária Beatriz Castro.
Beatriz também relata que as aves possuem uma proteção natural contra temperaturas mais baixas, que muitos donos já devem ter observado alguma vez. “Quando a temperatura baixa demais, elas costumam eriçar as penas. Esse comportamento faz com que se forme uma camada de ar entre as penas e a pele, funcionando como um isolante térmico contra o clima externo”.
Mas mesmo que as aves apliquem essa técnica, nos dias mais frios é importante que os responsáveis aqueçam o ambiente. É simples: você pode cobrir um viveiro com um pano, servindo como se fosse um cobertor.
Já reparou como as aves gostam tomar banho? Elas podem fazer isso inclusive em dias mais frios. Mas parte do cuidado é por nossa conta: cabe aos cuidadores controlar este comportamento, evitando colocar banheiras em dias de temperatura mais baixa, para impedir possíveis doenças.
O outono também é marcado pelo fim do período reprodutivo e de mudança de penas para muitas espécies. Isso significa um grande gasto energético, consequentemente, aumento no consumo alimentar. Ofereça alimentos de qualidade e ricos em nutrientes, para manter a saúde e a imunidade do seu pet em ordem.
“As aves evitam demonstrar que estão doentes, por isso, observe bem seu animal e qualquer mudança de comportamento, por mínima que seja, leve a um veterinário especialista”, completa a médica-veterinária.