Felinos estão cada vez mais presentes nos lares das famílias brasileiras. Essa proximidade pode levar alguns tutores a ceder aos apelos dos gatos mais glutões, que clamam por uma comida que não sejam a ração. Ou ainda, os felinos mais atrevidos que sobem na mesa e se esbaldam com uma travessa dando sopa. Mas a veterinária, Camila Servello Aguirre, idealizadora da marca de clínica veterinária Dra EmPETia, lembra que há risco na ingestão de alguns alimentos impróprios, que podem levar a complicações severas e até à morte.
A cafeína, presente não só no café, é o primeiro vilão da lista, segundo Camila. Sem nenhum tipo de antídoto, se ingerida pelo gato pode ser fatal em grandes doses. “Os tutores devem estar atentos a sinais como respiração ou batimento cardíaco acelerados, inquietação e até tremores involuntários”, explica.
Já as uvas e passas podem parecer excelentes petiscos para quem quer fazer um agradinho ao seu companheiro felino, mas podem adoecê-lo até mesmo com pequenas doses. O sinais de intoxicação mais comuns são o vômito e a hiperatividade, alerta a veterinária.
O chocolate é outro velho conhecido de qualquer tutor de pet, seja cão ou gata. Mas o doce contém teobromina, afirma Camila, uma substância tóxica que altera o ritmo cardíaco, causa tremores, convulsões e pode levar a morte. “Qualquer outro tipo de doce também deve ser evitado à todo custo já que a maioria deles contém xilitol, que aumenta a insulina circulante, levando à falência hepática. Sua ingestão causa vômito, letargia e perda da concentração, além de obesidade e diabetes”, diz.
Embora seja difícil pensar que alguém possa oferecer bebida alcoólica ao próprio bichano, acidentes podem acontecer. “Tal qual os humanos, a substância causa efeitos imediatos no cérebro e no fígado do gato, porém os destrói muito mais rapidamente nos felinos. Pequenas quantidades pode levar um gato ao coma e até à morte”, explica Camila.
A veterina lembra também que, embora seja um excelente tempero, a cebola deve ser evitada a todo custo pelos gatos, pois sua ingestão leva à destruição das células vermelhas, causando anemia. Já outros temperos como o alho e a cebolinha podem causar problemas gastrointestinais.
Nem mesmo leite
Um mito muito comum é o de que gatos bebem leite. Mas somente os humanos conseguem tomar leite ou comer seus derivados depois de adultos. Camila garante que os felinos, passada a fase de amamentação, são intolerantes à lactose.
Outro erro comum é o tutor dar ração de cachorro aos gatos. Mas os dois são espécies diferentes e com necessidades diferentes. Gatos alimentados com ração canina podem apresentar deficiência imunológica e nutricional.
“Vale lembrar que se suspeitar que o seu bichano ingeriu algum destes alimentos, ou está apresentando algum destes sintomas, não hesite em consultar seu veterinário de confiança”, orienta Camila.