Quais aves mais indicadas para quem mora em apartamento?

Escolher uma raça adequada é fundamental para quem deseja ter uma ave de estimação. Principalmente se você mora em um apartamento. Afinal, o espaço é mais limitado em comparação a uma casa. E o barulho que alguns pássaros fazem pode incomodar os vizinhos. A seguir, separamos algumas dicas para você escolher seu melhor amigo de asas.

O que considerar antes de ter um pássaro em apartamento?

Antes de adquirir uma ave de estimação, é importante considerar alguns aspectos que são essenciais para a saúde e o bem-estar do animal. Primeiramente, é fundamental telar todo o apartamento para evitar fugas, uma vez que a recomendação é que o pássaro não fique apenas na gaiola.

“A ave não deve ficar presa na gaiola o tempo todo. Telar todo o apartamento pode ser caro, mas é importante para evitar a fuga, caso alguém esqueça e deixe uma janela aberta, por exemplo. Tem pessoas que cortam as asas e acham que não precisam telar, porém, a ave pode fugir do mesmo jeito”, alerta Luana Desie, médica-veterinária especialista em bem-estar de animais silvestres e exóticos.

Também é necessário avaliar a rotina da família, já que os pássaros são animais de bando e gostam de ficar entre os tutores. “Eu indico aves para pessoas que trabalham em home office ou passam poucas horas fora, quatro no máximo. Para quem passa o dia todo fora, não recomendo nenhuma espécie”, assinala.

Melhores espécies de pássaros para quem mora em apartamento

A regra de ouro é evitar raças de aves que façam muito barulho. Entre as espécies que verbalizam muito e devem ser evitadas, estão a maritaca, a jandaia e o periquito-de-colar (ring neck). Segundo a médica-veterinária, as mais indicadas para quem mora em apartamento são:

  • Calopsita:

É uma espécie de porte médio, dócil, tranquila e muito sociável. As calopsitas costumam ter temperamento amigável e aprender facilmente a assobiar músicas ou imitar sons do ambiente. São aves que criam um forte vínculo com os tutores e demandam atenção diária, sendo ótimas companheiras.

Não requer autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente).

  • Agapórnis:

Conhecidos como “pássaros do amor”, os agapórnis são pequenos, coloridos e muito carismáticos. Eles criam laços profundos com seus pares ou com as pessoas, sendo ideais para quem busca um animal de estimação afetuoso. Costumam adorar brinquedos e desafios que os mantenham entretidos. Eles têm muita energia e precisam de espaço para voar e brincar.

Não requer autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente).

  • Periquito australiano:

Os periquitos australianos são aves pequenas e muito adaptáveis, e possuem um comportamento alegre. Eles são conhecidos pela inteligência e capacidade de imitar palavras e sons, além de gostarem de interagir entre eles e com humanos. Por serem menores, demandam menos espaço, mesmo assim, precisam de um espaço bem equipado com brinquedos e poleiros para se manterem ativos. Eles têm um canto agradável e discreto.

Não requer autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente).

Como preparar o apartamento para uma ave de estimação?

Mesmo as espécies indicadas sendo pequenas, elas precisam de um viveiro espaçoso que permita voos curtos entre os galhos. Preferencialmente, o ambiente deve ser arejado, então, é possível separar um espaço na sacada para que o animal possa passar o dia lá. Além disso, o local deve estar equipado com muitos brinquedos de madeira e galhos, que podem ser de árvores naturais.

“Os pássaros adoram destruir galhos e brinquedos de madeira. Não adianta colocar apenas brinquedos de plástico ou itens de ferro para que eles não destruam. As aves precisam dessa ambientação porque, na natureza, passariam o dia destruindo e picando madeira. É uma maneira de gastarem energia e se manterem ativas”, explica Luana.

Como escolher um criador para adquirir sua ave de estimação?

É imprescindível verificar se o criador da espécie escolhida possui autorização do Ibama ou do órgão estadual competente.

Isso garante que a ave não é fruto de contrabando, e que a saúde e o bem-estar dos animais são prioridade. Também é importante buscar recomendações, como a de um veterinário, e saber como foi a experiência de outras pessoas. 

“Leia os comentários do Google e das redes sociais antes de comprar de um criatório. Existem vários casos que o site e o Instagram são bonitos, mas a ave vem doente, magra e até mesmo morre depois de uma semana. Outra dica é evitar comprar de lojas que mantêm vários pássaros de origem desconhecida juntos na mesma gaiola”, destaca a médica-veterinária Luana Desie.

Caso a família já tenha outros pássaros em casa, a recomendação é manter o novo integrante em quarentena para evitar que ele transmita possíveis doenças. Por fim, ao adquirir uma ave, leve-a ao veterinário de confiança para um check-up, visando garantir que a saúde do pet esteja em dia.

Veja Também