Saiba quais são as principais vacinas para cães e gatos

Vacinar cães e gatos é uma das principais obrigações quando se tem um pet. 

Além da prevenção de doenças, evita-se também a transmissão de enfermidades para outros animais e pessoas.

Para os cães, as principais vacinas são aquela contra a raiva (obrigatória por lei no país), a V8 (que previne contra cinomose, hepatite infecciosa canina, parainfluenza, parvovirose, coronavirose, e leptospirose das variações sorovares Canicola e Icterohaemorrhagiae) ou a V10 que protege contra os mesmos agentes etiológicos incluindo outras duas cepas da leptospirose.

Já para os gatos as principais vacinas são aquela contra a raiva; a V3, também chamada tríplice, que protege o gato contra duas doenças respiratórias rinotraqueíte e calicivirose, além de protegê-lo contra a panleucopenia felina (doença que afeta sistema digestivo e sanguíneo); e a V4, que agrega a mesma proteção da V3, incluindo a clamidiose, doença que afeta os olhos do gato, principalmente.

“Antes de vacinar o pet, o médico-veterinário realiza um exame físico completo a fim de atestar como a saúde do cão ou gato se encontra. Caso o profissional considere necessário, é solicitado um hemograma para garantir de fato que o pet está saudável e apto para ser vacinado. O hemograma é essencial quando o dono não sabe a procedência e histórico de saúde do pet que adotou. Os animais não podem ser vacinados quando estão imunossuprimidos e sim, com perfeitas condições de saúde”, ressalta a médica-veterinária da Petlove, Marina Rodrigues.

Se, ao adotar um pet, não há informações sobre seu histórico de vacinação e saúde, de acordo com Rodrigues, é preconizado realizar uma dose da vacina antirrábica para ambas as espécies, duas doses da V10 para cães e duas doses da V4 para gatos, com intervalo de 21 dias entre as doses, assim, a imunização fica garantida e sem prejudicar o pet.

Vacinas opcionais

Atualmente, existem vacinas que não são obrigatórias, ficando a cargo de uma avaliação do médico-veterinário a recomendação ou não da aplicação. Segundo Rodrigues, “As opcionais já desenvolvidas para os cães são: 

  • contra a giárdia (doença que afeta o intestino dos cães), 
  • contra leishmaniose, 
  • contra tosse dos canis (gripe canina). 

Para os gatos podemos destacar vacinas:

  • contra a peritonite Infecciosa Felina, a PIF (protege o gato contra os sintomas causados pelo coronavírus felino), 
  • contra a Bordetella (age no sistema respiratório do gato), 
  • contra a FeLV (leucemia felina)
Veja Também