cachorro yoga

Projeto verão: que tal entrar em forma com o seu amicão?

Em pouco tempo, estaremos na estação mais esperada e prolongada do ano. Tecidos leves, pernas e braços de fora e as atividades ao ar livre pedem um corpo minimamente preparado para curtir profundamente todas as maravilhas deste período. Que tal começar a se preparar agora e na melhor companhia? Seu peludo pode ser um companheiro incrível para os momentos de exercícios físicos e trazer todo o estímulo necessário para uma atividade benéfica e prazerosa para ambos.

Há uma infinidade de exercícios que podem ser praticados pelos tutores na companhia dos cachorros. Caminhada e corrida são os mais básicos, porém, alguns cães também conseguem encarar cavalgadas, agility, natação, surf e yoga. Mas, antes de botar o tênis e pegar a coleira do seu amigo, saiba que alguns procedimentos iniciais não podem ser negligenciados. “É preciso saber se o cão está completamente saudável para fazer exercícios. Para isso, é necessário fazer uma avaliação com o veterinário”, alerta Dra. Carla Berl, diretora e médica veterinária do Hospital Veterinário Pet Care. Ela dá outras dicas importantes: “não se deve fazer exercício aeróbico com cães quando a temperatura estiver acima dos 24ºC e é importante levar sempre água e parar o exercício quando o animal estiver muito ofegante”.

Vanessa Delavy, coordenadora do grupo de corridas das unidades da Cia Athletica, de São Paulo, aconselha um início moderado. “O ideal é que ambos comecem com intensidades mais leves, como caminhadas curtas. Posteriormente, devem aumentar o tempo dessa caminhada e até mesmo o ritmo, e assim por diante. Logo depois podem iniciar os trotes alternando com caminhada. Neste caso, ambos saem ganhando, pois o treino intervalado é excelente por proporcionar a melhora do condicionamento cardiorrespiratório, aumento do volume de oxigênio, auxilia na perda de peso e sua característica é ser cansativo, mas não exaustivo”, destaca a educadora física.

Vanessa observa que, se o cachorro for adestrado, é possível usar a criatividade e montar circuitos com exercícios de agilidade, jogar bolinhas com deslocamentos laterais e frontais, além de realizar várias combinações de agachamentos com arremessos. Para ela, os principais cuidados são em relação aos acessórios, horários da prática esportiva, local e nível de condicionamento. Assim como o cão, o tutor também deve passar por um check-up e verificar se a saúde está em dia.

Resultados

Dá para ter resultados no condicionamento físico treinando com o cão? “Se o objetivo da pessoa é virar um atleta, ou obter grandes resultados, não recomendo este tipo de treino. A não ser que o cão seja de uma raça própria para corridas de alta intensidade”, conclui Vanessa. No entanto, se a intenção é praticar uma atividade aeróbia, com uma excelente companhia e com intensidade moderada, Vanessa recomenda. “Muitas pessoas deixam de fazer atividade física por não terem companhia e, neste caso, ambos são beneficiados. O ideal é complementar a atividade com um treino neuromuscular de fortalecimento”, observa a educadora.

E aí? Está animado para a chegada do verão na companhia do dog? Depois de tomadas as providências iniciais recomendadas, a temporada promete muita diversão, companheirismo e saúde.

 

 

Por Ana Carolina Barbosa

 

Veja Também