Assim como as calopsitas, o periquito australiano é um animal doméstico e pode ser um ótimo parceiro! Mas cuidar deste animal requer alguns cuidados e atenções que nós vamos te contar.
Trata-se de um animal herbívoro/ granívoro e sua alimentação deve ser baseada em uma ração extrusada de boa qualidade. “Mistura de semente de boa procedência e pouca quantidade devido a quantidade de gordura, verduras escuras, legumes e algumas frutas”, afirma Erica Couto, médica veterinária do Consultório de Animais Silvestres TUKAN, Mestre em Medicina e Bem-Estar Animal e Pós-graduação em Clínica de Animais Silvestres.
A médica veterinária ressalta que o cuidador deve sempre seguir a dieta indicada por um médico veterinário especializado em aves de confiança.
Deve ser proporcionado ao periquito uma gaiola ampla com poleiros de madeira de diversos diâmetros próprio para a espécie. Para o lazer, podem ser colocado brinquedos com tinta atóxica ou natural para que eles possam bicar.
Erica Couto ressalta que se o animal pode ficar solto sob supervisão, “é bom deixar área de voo, brinquedos com galhos naturais higienizados para ele brincar, pousar e bicar. Móbiles indicados para eles brincarem, se pendurarem e destruirem bicando também pode ser uma opção”, aponta
Outras orientações importantes são: sempre manter o animal em local limpo, com água fresca, comida sempre nova. Os poleiros devem estar sempre limpos, a gaiola deve ficar em um local sem corrente de ar e se deve evitar áreas onde tem gás ou garagens, pois podem gerar problemas de saúde para as aves.
“Comedouros e bebedouros devem permanecer no alto, assim se evita que animal quebre as penas da cauda ou as suje, por andar pelo chão. A gaiola pode ser colocada em local com sombra e sol ao mesmo tempo para que o animal possa escolher o que mais lhe agrada. Deve se ter cuidado com locais de alta e/ou baixa temperaturas, pois podem gerar problemas de saúde ou até mesmo a morte da ave”, afirma a médica-veterinária.
Por fim, Erica afirma que o periquito deve ser levado pelo menos uma vez ao ano para consulta com um médico veterinário especializado no atendimento em aves.