Ter um aquário em casa além de ser um belo elemento decorativo, abriga uma variedade de peixes coloridos e fascinantes, que podem criar um ambiente vibrante e sereno em qualquer espaço. No entanto, selecionar os peixes adequados para o seu aquário exige atenção e conhecimento. Neste artigo, vamos explorar algumas dicas importantes para ajudá-lo a escolher os peixes certos para o seu aquário
Já falamos em nosso portal sobre como montar o seu primeiro aquário, e agora está na hora de escolher os peixes que farão parte desse ecossistema de forma harmônica e gerando conforto para que os animais vivam bem entre si.
Ao escolher peixes para o aquário, considere a compatibilidade com temperatura e pH da água, pois cada espécie tem preferências distintas – algumas vivendo em temperaturas mais altas, outras em águas frias. Se o seu interesse for ter um aquário com uma maior variedade de peixes, busque sempre os que vivem no mesmo tipo de ecossistema, pois isso garante um maior bem estar para o animal.
Por falar em convivência, antes de colocar os peixes juntos é fundamental considerar cuidadosamente a natureza de cada espécie.
- Alguns peixes não se adaptam bem à presença de outras espécies, seja devido ao seu comportamento territorialista ou à preferência por viverem sozinhos. Portanto, antes de adquirir um novo companheiro para o seu aquário ou mesmo ao comprar o seu primeiro peixinho, é necessário realizar uma pesquisa prévia sobre as necessidades específicas da espécie em questão.
- É igualmente importante considerar o tipo e o tamanho do aquário, e evitar a superlotação. Diferentes tipos de aquários, como os de água doce, marinhos e plantados – que possuem plantas naturais em vez de decorações artificiais, requerem condições de água específicas e são compatíveis com determinadas espécies de peixes. Certifique-se de escolher peixes que sejam apropriados para o seu tipo de aquário e capazes de se adaptar às condições da água disponíveis.
- Lembre-se que alguns peixes mais jovens são pequenos, mas podem crescer consideravelmente com o tempo, por isso, assegure-se de que o tamanho adulto da espécie escolhida seja adequado para o seu aquário e que eles tenham espaço suficiente para crescerem confortavelmente.
Não podemos nos esquecer que cada espécie possui uma dieta específica, que pode variar entre alimentos vivos, congelados ou em flocos. Então, fornecer a alimentação adequada, mantém seus peixinhos saudáveis, bem nutridos e felizes.
Outro fator a considerar é a manutenção do aquário. Peixes exigem um ambiente limpo e saudável para prosperar, portanto, o dono precisa estar disposto a dedicar tempo à limpeza regular do aquário, troca parcial da água e monitoramento dos níveis de nitrito, nitrato e pH. Existem alguns peixinhos e crustáceos que podem ajudar na limpeza, mas a parte mais “pesada” fica a cargo do dono.
Ao escolher ter um peixinho como animal de estimação, opte por lojas especializadas ou criadores respeitáveis que garantam a saúde e a procedência dos peixes que você está adquirindo. Evite comprar peixes capturados na natureza, pois isso pode contribuir para a exploração e a redução das populações selvagens.