Você já deve ter visto inúmeros vídeos de gatos derrubando objetos de cima de móveis. Apesar de engraçados, alguns donos de felinos podem ficar incomodados com o hábito, que, segundo especialistas, é natural, instintivo e está relacionado à necessidade de relaxar e brincar.
Em vida livre, os felinos são caçadores e exploradores. O costume de escalar lugares altos vem do instinto de observar presas potenciais, de se alimentar sem se preocupar em perder a caça para outros animais e de descansar em segurança. “Dentro de casa, os objetos em cima da mesa tornam-se atrativos de ‘caça/brincadeira’”, diz a Dra. Liliana Camargo, especialista em medicina felina. “Os felinos domésticos não necessitam mais caçar para sobreviver, porém, não perderam seus instintos”, acrescenta ela.
A Dra. Vanessa Zimbres, da Clínica Gato é Gente Boa, alerta que “não é intencional ou consciente. Eles fazem isso como distração”. Ela também ressalta que esse hábito faz parte do enriquecimento ambiental: “Eles gostam de locais altos e brincam bastante. Por isso temos que adequar o ambiente para que o gato não se sinta entediado”.
Ou seja, se o seu gato anda derrubando coisas demais, melhor checar se as opções de entretenimento estão suficientes para as necessidades dele. Por segurança, é bom evitar aborrecimentos: tenha certeza de que seus objetos frágeis estejam seguros de patinhas curiosas e aproveite para curtir seu bichano em seus momentos de exploração.