Se tem uma raça conhecida e querida dos amantes de gato é o Siamês, com seus enormes e lindos olhos azuis. Há um “primo” do Siamês, porém, que ganha cada vez mais adeptos no mundo e tem se tornado bastante popular, o Oriental Shorthair.
A raça foi desenvolvida a partir do cruzamento entre siameses com outras raças, em especial o Russian Blue. Vanessa Zimbres, especialista em felinos, da Clínica Gato é Gente Boa, conta mais sobre Oriental Shorthair: “são gatos que tem o aspecto físico bem semelhante aos siameses, mas com diferentes colorações”. Estudos dizem que podem existir atualmente mais de 300 variações da raça no mundo.
Os siameses e sua variação oriental podem diferir de cor, mas sob a pelagem eles são extremamente parecidos. O Oriental Shorthair também é falador e opinativo, gosta bastante de vocalizar. Ele não pensará duas vezes em dizer exatamente o que está querendo, com seu miado alto e rouco.
Esses felinos são ágeis e atléticos, apresentando corpo esguio e músculos fortes. Além disso, são extremamente inteligentes. É uma raça que demanda brinquedos para se manter ativa física e mentalmente.
Para quem considera ter um Oriental Shorthair, uma ótima notícia. “Não são gatos que demandam um cuidado especial, sendo uma raça de fácil manejo. Escovações de pelo esporádicas são o suficiente”, explica Vanessa. Na parte da saúde, por ser um descendente de siamês, deve-se atentar para doenças que podem ser predispostas nessa raça, incluindo diabete, asma, bronquite, defeitos cardíacos congênitos como estenose aórtica, entre outros.
Os gatos dessa raça costumam ser muito dóceis e afetivos com pessoas da família, e também com outros gatos. “Como é uma raça afetiva, ativa e brincalhona, eles podem ser uma boa escolha para uma família com crianças. Mas, se aplicado um enriquecimento ambiental, uma pessoa que mora em pequenos espaços pode facilmente ter um também”.