Quando optamos em ter um amigo de quatro patas como parte da família, queremos compartilhar os melhores momentos com eles. Isso inclui desde viagens, passeios ou até mesmo ir a um restaurante aproveitar o dia. Para todas essas programações, os locais pet friendly tem sido uma ótima opção para os tutores. Mas o que define um estabelecimento como pet friendly?
São áreas destinadas para tutores e seus pets em ambientes comerciais, e têm crescido em consequência do aumento do mercado pet nos últimos anos pelo país inteiro. Mas além de serem “amigáveis aos pets”, os estabelecimentos precisam atender a leis e normas de higiene e saúde. Cada estado da federação tem regras diferentes, e nem todos os estabelecimentos possuem sinalização de que aceitam ou não pets.
Então antes de ir, faça uma pesquisa sobre quais são os locais na sua cidade que vão aceitar ou não seu amigo pet.
- É necessário que o local possua uma equipe de atendimento treinada sobre como lidar e receber bem os pets. Deve haver bebedouros com água fresca (de preferência em diferentes locais do estabelecimento), e um ambiente reservado para tutores e pets, como mesas externas.
- Antes de começar a frequentar estes estabelecimentos, o tutor precisa preparar seu animalzinho! Ficar alguns minutos no local para que o pet se acostume, levar algo com o cheirinho dele e treiná-lo para responder a comandos simples, como sentar ou deitar, ajudam o bichinho a se comportar nesse ambiente. Outra dica legal é levar um brinquedo recheado, ou um osso, para que ele possa ficar entretido.
- Para passeios em shoppings, é importante levar o pet para fazer suas necessidades fisiológicas antes. Mesmo assim, imprevistos podem acontecer, mas isso é normal! Leve sempre consigo um kit higiene, com lenço umedecido, saquinhos e lenço de papel, pois é um dever do tutor recolher a sujeira. Se o seu bicho beber bastante água durante os passeios, lembre-se de dar algumas voltas com o animal para que ele possa se aliviar nos locais adequados.
Cada vez mais, muitos locais aceitam nossos amigos de quatro patas. Mas caso o seu pet tenha algum problema comportamental, ou não for muito sociável, é importante conversar com o médico-veterinário (ou com um terapeuta comportamental) para poder resolver isso antes de ir a um local pet friendly. Forçar uma situação estressante para seu pet, e para você, pode agravar o estado do animal, e causar aborrecimento para todos os presentes.