Hamsters reconhecem seus donos?

Que hamsters são adoráveis, isso é inegável. Mas você sabia que esses pequenos roedores sabem identificar e tem um enorme apego por seus donos? Criador de hamsters desde a infância e proprietário do Rancho dos Roedores há 10 anos, Ricardo Gouveia Balleja falou um pouco sobre como construir esse vínculo com seu pet.

 

  • Quando escolhemos um hamster como animal de estimação, é preciso tomar alguns cuidados. Por ser muito dócil e tímido, ele se assusta com facilidade e quando se sente ameaçado, costuma morder para se defender, então, ao limpar a gaiola ou cuidar do seu animalzinho, evite movimentos bruscos. 

 

  • Além disso, passe a mão em torno na gaiola, assim ele se familiariza com o seu cheiro. Depois de fazer isso por algumas semanas, o hamster se aproximará com mais frequência da mão do dono, permitindo que faça carinho e até mesmo o pegue sem medo. Falar com seu amigo peludo, também ajuda nessa aproximação, use sempre um tom suave durante o processo. 

 

  • Para ganhar a confiança de um hamster – assim como para qualquer outro bicho de estimação – é preciso esforço, paciência e uma fonte constante de afeto. Lembre-se também que, oferecer um local limpo e seguro, e uma ração adequada, reforça positivamente essa ligação. 

 

“A melhor alimentação é a mistura de sementes naturais, eles também podem comer frutas e legumes in natura”, afirma Ricardo. Quando sentir que o seu pet confia totalmente em você, tente oferecer comida diretamente de suas mãos, isso o fará sentir mais confortável ​​com a atividade que realizam juntos.

 

Nunca force o seu pet a fazer nada que não se sinta confortável, pois isso é muito estressante para o animal. 

 

Caso tenha qualquer dúvida sobre cuidados ou em relação a saúde do seu pet, além do nosso portal – onde temos dicas e conteúdo do mundo animal –  procure um médico-veterinário especializado, ele te ajudará em tudo para que seu animalzinho tenha uma vida feliz e saudável ao seu lado.

 

Veja Também