Estudo aponta que gatos podem ser destros ou canhotos. O seu é o quê?

Já reparou qual pata o seu gatinho costuma usar para pedir carinho? Parece bobagem, mas um estudo descobriu que os gatos, assim como nós humanos, costumam preferir uma mão, quer dizer, pata, a outra. 

Venha descobrir conosco se seu gatinho é canhoto ou destro! 

Em janeiro de 2018, pesquisadores do Centro de Comportamento Animal da Queen’s University de Belfast, na Irlanda do Norte, fizeram um estudo com 44 gatos de raças distintas e castrados – 20 fêmeas e 24 machos. 

Durante o estudo, os proprietários foram orientados a observar qual das patas os bichanos usavam para descer o primeiro degrau da escada, entrar em algum cômodo e até mesmo de qual lado lateral preferiam dormir.

Os tutores registraram cada comportamento ao longo de um período de três meses. Outro experimento feito pela equipe de pesquisadores foi o posicionamento de guloseimas dentro de um recipiente. Tratava-se de uma espécie de “minitorre” de três andares. Eles observaram qual patinha o felino usava para alcançar o petisco.

A partir desses dados, foi possível identificar que os gatos em geral não possuem preferência por uma determinada pata, porém, para a surpresa dos pesquisadores, foi descoberto a tendência a ter uma pata dominante – distinguida de acordo com o sexo do animal. As fêmeas eram mais propensas a favorecer a pata direita, enquanto os machos tendiam a favorecer a esquerda. 

Fofo. Mas por que essa pesquisa é importante? 

O conhecimento da preferência por patas pode ajudar o tutor a compreender qual a vulnerabilidade do pet ao estresse. Gatos com preferência a membros esquerdos tendem a ter medo e agressividade mais fortes do que os animais que usam os membros direitos.

Para saber mais curiosidades e como cuidar melhor do seu melhor amigo, siga o portal nas redes sociais

 

Veja Também