Dicas e cuidados para quem está iniciando a calopsita como pet

De bochechinhas alaranjadas e personalidade alegre, a calopsita está entre as espécies de pássaros de estimação mais amados do mundo. E para quem está pensando em ter uma como pet, separamos algumas dicas que irão ajudar com os cuidados iniciais. 

 

Parentes da cacatua e do papagaio, as calopsitas são aves amigáveis e inteligentes por natureza, e se estimuladas, pode simular a fala humana, ou reproduzir assovios assim como seus primos. 

 

Vivem em média de 15 a 20 anos, e pesam cerca de 90 a 110 gramas, e são mais reconhecidas pelo rosto amarelo com padrão circular laranja nas bochechas, porém existem mais de 20 variações da espécie pelo mundo. Dentre as colorações mais comuns estão: a canela (cinza amarronzado), cinza e pérola (cinza com pintas brancas). A coloração lutina (de cara branca e corpo cinza) e a albina, são consideradas mais raras e não possuem a famosa bochechinha laranjas.

 

São aves que precisam de espaço para poder abrir as asas e se exercitar, ou seja, quanto maior a gaiola, melhor! Tenha cuidado na escolha da gaiola porque dependendo do espaçamento entre as barras, a ave pode ficar com a cabeça presa. Escolha com a ajuda de um vendedor. 

 

Por serem animais curiosos e inteligentes, esses passarinhos precisam distrair a mente. Enfeite a gaiola com uma boa variedade de brinquedos (cordas, escadinhas, argolas, balanços), coloque também tocas específicas para pássaros, e alguns poleiros de diferentes texturas e diâmetros, para que ela exercite adequadamente os pés. Brinquedos e acessórios desgastados precisam ser trocados, já que podem machucar o pet durante as brincadeiras.

 

A gaiola deve ser colocada em um ambiente longe da luz solar direta. Por mais que essas aves amem o contato com seus donos, escolha um local onde ela possa ter essa interação mas também que seja tranquilo ao anoitecer para que ela possa descansar e recarregar as energias para o dia seguinte. 

 

Aliás, separamos um post para entender melhor sobre o ambiente mais aconselhável para a calopsita aqui.

 

Alimentação 

 

Na natureza, as calopsitas costumam se alimentar de grãos, frutas e sementes, mas quando criadas em cativeiro é necessário atenção. Certifique-se que o seu pet tenha uma dieta nutritiva composta, além da ração específica para a espécie – encontrada facilmente em lojas especializadas, de frutas, verduras e vegetais variados. Alimentos como abacate, chocolate, carne crua, cebola crua e álcool, devem ser evitados, pois são tóxicos para a ave. Qualquer dúvida sobre como alimentar sua calopsita, consulte o médico-veterinário de confiança.

 

Comedouro e bebedouro devem ser fixados na grade, acima do poleiro, de modo que fique em um local de fácil acesso para o pet e longe dos excrementos. Ofereça água fresca diariamente, e sempre que for reabastecer o comedouro, limpe-o completamente, para evitar qualquer tipo de contaminação, já que a calopsita costuma passear pela gaiola.

 

Higiene 

 

As calopsitas amam tomar banho, principalmente em dias muito quentes. Você pode deixar uma vasilha rasa com dois dedos de água dentro da gaiola, assim toda vez que ela tiver vontade, pode se banhar de forma independente, ou levá-la para um banho de chuveiro. Nesse segundo caso, é bom ter cuidado com resquício de produtos, como xampu e sabonetes, visto que eles podem ser prejudiciais à saúde do seu pet.

 

Para absorver as fezes e outras sujeiras, você pode colocar no fundo da gaiola, papel, serragem ou substrato higiênico. Independente da sua escolha, esse material precisa ser trocado diariamente. Já a limpeza completa da gaiola, pode ser feita semanalmente com o auxílio de um agente de limpeza seguro para pássaros.

 

Os pets de bico e pena também precisam passar por consultas regulares com o médico-veterinário. Além dos exames de rotina, você pode aproveitar esse momento para tirar algumas dúvidas sobre cuidados e alimentação, e também solicitar o aparo das unhas do seu pet com o profissional.

 

As calopsitas são muito afetuosas, gostam de conversar, amam passear pela casa e se divertir com o seu dono, então, reserve tempo para brincar e ensinar truques para o seu pet!

 

Com informações de My Right Bird 

Veja Também