Alguns episódios que podem ocorrer com cães e gatos devem alertar de maneira especial os tutores, como respiração ofegante, tosse, cansaço, barriga grande e desmaios. Caso haja alguma suspeita nesse sentido, o cão ou gato deve ser levado o quanto antes ao médico-veterinário.
Caso o animal seja diagnosticado, alguns cuidados devem ser tomados. Primeiramente, esse animal não deve fazer esforço excessivo, principalmente em dias de calor, a partir do momento em que ele for medicado.
Além disso, as medicações devem seguir rigorosamente os horários e quantidades necessárias conforme prescrição. Se o animal apresentar língua roxa, falta de ar e desmaio, o médico-veterinário deve ser consultado para ajustar o tratamento. “A acupuntura pode ser também utilizada, principalmente devido à sua ação calmante. A alimentação talvez seja alterada, no caso de animais com pressão alta, para rações com teores reduzidos de sódio”, afirma o médico-veterinário Danilo Marafiga.
Ele ressalta que, após o diagnóstico, um acompanhamento periódico deve ser feito, o que inclui consultas e exames de sangue para avaliar se não há alguma anemia e se as funções dos rins e fígado estão adequadas.