Muito popular nos mares do Havaí e presente em diversas regiões do mundo, o Zebrastoma flavescens, comumente chamado de Yellow Tang é muito sociável. Em aquários, tende a se dar bem com peixes de outras espécies, porém, se o espaço não for suficiente, pode acabar brigando.
Com uma cor amarelo brilhante, pode chegar a 20 centímetros no comprimento e tem entre um e dois centímetros de espessura. Esses peixes possuem um esporão na nadadeira da cauda para proteção – quando brigam ou se sentem ameaçados, nadam de ré e ferroam seus inimigos.
Essa espécie é onívora e costuma preferir se alimentar de algas, preferencialmente a Spirulina. Quando em aquários, alimentam-se de ração, geralmente fortificada com as vitaminas que eles precisam para viver saudáveis.
De acordo com o médico-veterinário Renato Leite Leonardo, da clínica veterinária Dr. Fish, o Yellow Tang é um peixe relativamente resistente a disfunções. As mais comuns são pequenos parasitas e o Ictium marinho. “São pequenos protozoários que estão em todo o ambiente do aquário”, conta. Essas doenças podem se manifestar quando sua imunidade baixa, o que depende de diversos fatores como alimentação balanceada, ambiente adequado, qualidade da água, entre outros.
“O ideal é procurar uma loja especializada em peixes, com experiência em aquarismo marinho, e que tenha um veterinário responsável para atestar que o animal está bem. Antes de levá-lo pra casa, deve-se verificar se ele está comendo bem, ativo e com a cor bonita”, afirma Renato.