Se você tem um gatinho ou um cão em casa, já deve ter visto algum modelo de tigela elevada.
Mas você sabe por que existe esse tipo de comedouro, e o que faz ele ser tão interessante para a saúde do seu pet?
Confira abaixo alguns motivos para você elevar a vasilha de comida do seu amigo de quatro patas.
A maioria dos donos usa comedouros no nível do chão para seus animais de estimação, porém dependendo do porte, das necessidades físicas e médicas do animal, o mais aconselhável é elevar a altura da vasilha de comida para tornar a comida mais fácil de ser alcançada.
Ao se curvar para beber água ou comer, o animal precisa mover a comida e a água contra a gravidade do esôfago até o estômago. A longo prazo, isso pode acabar afetando sua saúde.
Se o seu animal de estimação atingiu a melhor idade, existe o risco de que esse movimento seja doloroso para ele. Ele pode ter dores nas articulações e artrite, assim como nós humanos quando envelhecemos!
Além disso, certas condições médicas, como megaesôfago – que causa dificuldade de deglutição, sensação de entalo, dor torácica, regurgitação e perda de peso – podem fazer com que o pet precise de tigelas elevadas para ajudar a comida a descer pelo esófago.
Quando o dono eleva a vasilha de comida a uma altura confortável para o porte do pet, fica muito mais fácil para o animal engolir, e isso também melhora a postura durante a alimentação.
Além de melhorar a qualidade de vida do animal, o comedouro elevado ajuda a manter a área de alimentação limpa, pois geralmente possuem um suporte que impede que o alimento caia facilmente.
Existem muitos modelos de comedores que atendem às necessidades de cada tipo de pet, estilos de decoração e bolsos, pedir a orientação de profissional no pet shop pode te ajudar a escolher o que mais se adequa ao seu bichinho.
Com informações de Neater Pets.