Assim como acontece com outras espécies de animais, os bichanos também nascem com tamanho, cor, formato e personalidade variados – só para se ter uma ideia, atualmente, a International Cat Association (TICA) lista 63 raças felinas reconhecidas oficialmente.
Então, agora, chegou a hora de você conhecer os Munchkins, os famosos mini gatos das perninhas curtas!
Origem
Os primeiros registros oficiais sobre estes gatinhos “anões” surgiu no ano de 1944, quando o veterinário inglês H. E. Williams-Jones descreveu quatro gerações de animais com membros curtos que viviam uma vida plena e saudável.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os Munchkins pareciam ter desaparecido da face da Terra, assim como tantas outras linhagens de gatos. Apenas em 1953 a raça voltou a ser vista pelas ruas na região russa de Stalingrado. Em 1983, outros gatinhos de pernas curtas foram resgatados em Louisiana, nos EUA, e destes bichanos, novas crias anãs apareceram.
Aliás, dizem por aí que o gnomo chamado Munchkin, do filme “O Mágico de Oz”, de 1939, que foi a inspiração para nomear esta raça de gatinhos.
Características
Apesar de apresentarem os membros curtos (resultantes de mutações genéticas), os Munchkins possuem o corpo longo e não apresentam qualquer tipo de problema de coluna por conta de suas mini patas – diferentemente das raças de cães de pata curta, como os Daschunds e Corgis. Podem vir na versão pelo curto ou longo, em cores variadas, e seu porte vai de pequeno a médio.
Cuidados
Os cuidados são o mesmo de qualquer gato com pernas de Claudia Raia, como:
– alimentar-se com ração de qualidade;
– ter água limpa sempre disponível;
– fazer visitas regulares ao veterinário;
– ter as vacinas e a vermifugação em dia;
– e ser escovado semanalmente (no caso dos gatinhos de pelo longo, escovar duas vezes por semana é o suficiente).
Temperamento
São gatinhos muito brincalhões, ativos e podem fazer qualquer coisa que um bichano de patas longas faria – exceto pular do chão para cima da geladeira, né. Ele é confiante, extrovertido e um exímio caçador de brinquedinhos (ou insetos). Na hora do descanso, adora um colo e um afago de seu tutor. Como se não bastasse, são super sociáveis e costumam se dar bem com outros animais e pessoas estranhas. Ou seja, é um pet exemplar!
Contudo, o Portal Melhores Amigos adverte: as imagens dos Munchkins são fortes e podem provocar uma vontade incontrolável de pegar estes bibelôs felinos no colo para abraça-los e ama-los incondicionalmente!