Alguns cães amam brincar na água, outros, nem tanto. Mas qualquer um pode ficar com água dentro dos ouvidos, e além do desconforto, esse pequeno acidente pode gerar algumas dificuldades para seu melhor amigo.
Não é difícil saber que algo incomoda seu cão, pois no caso da água no ouvido ele tentará resolver o problema esfregando a pata na orelha, ou balançando a cabeça para remover a água por conta própria.
Mas há como ajudá-lo e diminuir a aflição canina.
Neste ponto, é importante notar que os cães variam muito em tamanho e formato de corpo. Alguns cães cujas orelhas dobram para baixo sobre o canal auditivo têm mais dificuldade em expulsar a água. Além de ser um incômodo quase imediato, a água dentro do canal facilita o desenvolvimento de bactérias e leveduras e fungos, causando infecções no ouvido.
“O primeiro passo é secar as orelhas do seu cão. Depois, uma alternativa é aplicar dentro do canal auditivo soluções especiais para ajudar no secamento da água. Existem produtos de diversas faixas de preço. Uma alternativa caseira pode ser feita com água oxigenada com uma quantidade idêntica de água mineral. Consulte os pet shops e seu médico-veterinário de confiança para escolher a melhor opção para o seu animal”, diz o médico-veterinário Carlos David Castro.
Levante a orelha e aplique cerca de cinco gotas da solução de limpeza diretamente no canal auditivo. Depois, massageie a base da orelha para ajudar a solução a se mover pelo canal auditivo. Ele provavelmente vai querer chacoalhar a cabeça depois disso, não impeça.
Após, chame seu pet para perto novamente, e limpe com delicadeza a parte interna da orelha com um pouco de algodão, para retirar resíduos. Em seguida, limpe o ouvido interno suavemente com uma bola de algodão para remover quaisquer resíduos. Para essa tarefa, vai a dica na hora de cuidar de ouvidos humanos também: nunca use cotonetes. Além de poder machucar, é possível acabar empurrando material para dentro do canal auditivo, e causar outros problemas.
Ou seja, a tarefa é simples. “No entanto, caso seu melhor amigo continue a mostrar desconforto após o procedimento, procure, marque uma consulta na clínica veterinária. Caso uma infecção tome lugar no ouvido, outros sintomas também podem aparecer, como mau cheiro, inchaço, secreção ou comportamento recluso ou agressivo quando se toca próximo à orelha do cachorro”, conclui Castro.
Fique de olho!