Quem tem ou já teve hamster sabe que é muito comum acontecer de chegar em casa, ir lá dar um oi para seus lindos roedores e descobrir assim, sem mais nem menos, que você acabou de se tornar avô ou avó de uma ninhada de “hamsterzinhos”.
A gestação de uma hamster pode durar de 16 a 30 dias, dependendo da espécie, sendo a dos Russian Campbell’s a mais curta, enquanto as Roborovski levam mais tempo para gerar e parir seus filhotes.
O parto pode durar de minutos a horas e, assim que os bebês nascem, a mamãe hamster limpa um por um de seus filhotes e os coloca sob seu corpo para mantê-los protegidos e aquecidos. Se calhar de você dar de cara com este acontecimento sem querer, saia de fininho e dê privacidade para a nova mãe do pedaço não se estressar no processo e prejudicar os nenês.
O momento em que uma fêmea dá à luz seus filhos é sempre muito emocionante, independente do ser. Mesmo assim, é bom estar preparado e ciente de que a família vai aumentar, né?
Então, sua amiga hamster pode estar prenhe quando ela:
– Apresentar mudanças comportamentais, como morder com frequência, recusar o toque humano, esquivar-se usando as patas, esconder-se na presença humana e até agredir os coleguinhas de gaiola (o intuito é proteger os filhotes, sempre);
– Começar a construir um ninho, amontoar coisas e estocar comida na mesma área em que está preparando a “casinha” (assim ela poderá ficar sempre protegendo os filhotes e não precisará buscar alimento quando eles nascerem);
– Engordar consideravelmente em um curto período de tempo, apresentar a barriga saliente e começar a ficar com o corpinho em formato de pera (é muito importante fornecer uma dieta rica em proteína para ajudar sua roedorinha a ter uma gestação e parto saudáveis);
– Estar com os mamilos aparentes (apesar de ser mais raro notar, alguns tutores observam esta mudança);
– Parecer agitada ou indecisa (e começar a fazer mil coisas ao mesmo tempo, como correr uns segundos na rodinha, depois ir estocar comida, depois continuar a construir o ninho – enfim, igual a qualquer mãe deste mundão).
Cuidados pós-parto
Assim que os filhotes vierem ao mundo, é MUITO importante tomar as seguintes precauções:
– Remova a rodinha da gaiola para não ocorrer nenhum acidente com a mamãe ou os baby hamsters;
– Separe o pai e outros machos para que não aconteça uma nova gravidez na sequência (já que uma gestação seguida da outra irá enfraquecer o organismo da fêmea, colocando em risco a vida da próxima ninhada e da própria mãe);
– Tenha uma gaiola adequada, com paredes e piso seguros que evitem que os filhotes “vazem” por eles;
– Forneça uma alimentação de qualidade e suplementada tanto durante a gestação quanto na fase de amamentação (sempre rica em proteína e própria para a espécie, claro).
Feito isto, curta muito seus “netinhos” e sua nova família! E, se bater aquela dúvida sobre seus hamsters, não hesite em consultar um veterinário especializado, hein!