O verão brasileiro este ano não deu trégua. Quando as temperaturas não param de subir, é fácil para a gente correr em busca de um lugar com ventiladores ou ar-condicionado. Mas o que nossos queridos pets podem fazer nestas situações?
Um dos animais que sofre com o calor em casa são as aves. Ariane Parra, médica-veterinária especializada em animais silvestres e exóticos da clínica Pet Exótico, conta como podemos sentir que um de nossos pássaros está passando calor: “É importante aferir a temperatura com termômetro comum ou com sensor. A avaliação da temperatura apenas tocando na ave é imprecisa, porque, como a temperatura da ave é maior que a nossa, pode parecer que ela está quente sem realmente estar.”
A ave vai alterar seu comportamento se estiver sofrendo com a temperatura. A principal mudança é em relação a sua respiração. “Ela fica ofegante, e ocorre a respiração de bico aberto. As aves também mantêm as asas distantes do corpo.”
A tolerância destes bichinhos à temperatura está ligada ao seu habitat natural. Pinguins, por exemplo, toleram baixas temperaturas e não toleram altas. Já o avestruz é mais eclético: ele tolera as grandes variações de temperatura do deserto, com altas temperaturas durante o dia, e baixas durante a noite.
Em épocas de calor extremo, como neste último verão, há diversas medidas que os donos podem tomar para que o pássaro não passe calor. Ariane dá algumas sugestões: “sempre forneça água fresca, e deixe-as em local bem ventilado e sombreado. Também podemos oferecer água para banho, ou borrifar delicadamente água nelas”.
Também é possível usar ventiladores ou ar-condicionado, desde que alguns cuidados sejam tomados. “O ar-condicionado pode ser usado se a ventilação não for direta na ave, e se a temperatura permanecer entre 23 e 24ºC. O ventilador também, se o vento não for direto nela. Além disso, a ave deve estar presa na gaiola, para evitar acidentes – como a ave se assustar, voar e se chocar com a pá do ventilador.”
Caso a ave sofra com longos períodos de calor, ela pode sofrer de hipertermia, o aumento excessivo da temperatura. Por isso, é importante levar ao médico-veterinário nestas situações, para que ela possa ser tratada.