Como refrescar gatos em dias quentes

O verão já chegou. E o calor intenso, típico desta estação, pode causar desconforto e até problemas sérios de saúde aos gatos. O tutor precisa ficar muito atento!

 

Quando faz um sol de rachar e a temperatura aumenta bastante, os nossos amigos bigodudos costumam procurar locais da casa mais frescos para descansar – banheiros e cozinhas com pisos frios, por exemplo. Também podem aumentar a lambedura, para resfriar o corpo.  

 

Nesses dias, torna-se mais importante ainda cuidar da hidratação dos bichanos. Eles tendem a rejeitar a água que, no calor, fica morna após muito tempo sem ser trocada. “Além de fazer as trocas com mais frequência, podemos acrescentar um pouco de água gelada ou até uma pedrinha de gelo no bebedouro”, recomenda a médica veterinária Victoria Pereira, da clínica especializada em felinos The Cat Doctor, de São Paulo. 

 

“No começo, o gatinho pode estranhar o cubo de gelo na água. Mas vale a pena insistir. Em pouco tempo, ele acaba perdendo a desconfiança e se acostumando”, afirma Victoria. 

 

Que tal um sorvete?

 

Um sorvete é uma ótima pedida para um dia de calor, não é mesmo? Isso também vale para os nossos companheiros felinos. Já experimentou fazer um sorvete de ração úmida? Aqui vai a receita: 

 

– Leve ao liquidificador o conteúdo de um sachê ou de uma lata do alimento úmido preferido do bichano; 


– Adicione um pouquinho de água e bata a mistura em velocidade baixa, até obter uma consistência pastosa;

 

– Despeje a massa em uma forma de gelo e leve-a ao congelador. Aguarde até que os cubos endureçam;

 

Voilà! Ofereça o “sorvete” num recipiente vazio ou misturado à água do pote ou da fonte do gatinho.

 

“Também podemos utilizar forminhas para picolé, incluindo até palitinhos de madeira. Em geral, os gatos adoram essa guloseima”, relata a doutora Victoria.

 

Cuidados gerais

 

Manter o ambiente com clima agradável, por meio do ar condicionado ou de ventiladores, é igualmente aconselhável para dar conforto aos felinos. No entanto, é preciso evitar que os gatos fiquem muito próximos aos ventiladores, para evitar acidentes. E é sempre importante lembrar aos tutores para não deixar abertas janelas que não tenham grades ou redes de proteção.

 

Nos dias quentes, é fundamental não deixar os gatinhos em locais fechados e sem ventilação, especialmente em carros estacionados! Muito tempo nesses ambientes pode causar hipertermia aos bichinhos. Sinais desse quadro: eles podem ficar ofegantes, desorientados ou começar a vomitar. “Caso esses sintomas se manifestem, o tutor deve levar o gatinho imediatamente ao veterinário para exames. A consulta é fundamental, uma vez que a hipertermia pode desencadear problemas em órgãos internos”, ressalta a doutora Victoria.

 

Veja Também