Muitos donos, têm dificuldade em manter o bom comportamento do animal após o adestramento. Nesse momento, o reforço positivo é um grande aliado.
O quê? Você não sabe o que é o reforço positivo?
Tudo bem, estamos aqui para esclarecer como ele pode ajudar no adestramento do seu pet! O adestrador de cães e dog walker, Danilo Cimatti, nos deu dicas valiosas que irão ajudar durante todo esse processo.
Como sabemos o adestramento é muito importante na vida de um cão. Ele traz disciplina e educação, ajudando a melhorar a convivência entre humanos e outros cães, evitando comportamentos indesejáveis e o mais importante, tendo um controle maior do animal em diversas partes de sua rotina.
Quando o assunto é o comportamento canino, o reforço positivo é o método mais recomendado pelos adestradores. Sua base é recompensar o cão sempre que ele apresente o comportamento desejado, a recompensa pode variar entre petiscos, ração, brinquedos e até mesmo o carinho.
Além disso, essa forma pode ser utilizada também no adestramento de outros animais domésticos, como aves e felinos.
“Quando o cão está aprendendo novos comportamentos (por exemplo, os comandos básicos como sentar, deitar, dar a patas ou ficar parado), você pode agradá-lo com uma recompensa, como um petisco, assim que ele obedecer o comando. Isto é o reforço positivo”, afirma Danilo.
Outro método de adestramento é o reforço negativo. Ele consiste em fazer algo que o cão não goste a fim de gerar estímulo para que o comportamento inadequado do pet não seja repetido.
Um bom exemplo é quando o cachorro puxa bastante a guia na hora do passeio. Para que ele entenda que essa ação é errada, é necessário que a pessoa que está conduzindo o animal fique parada até que o pet se acalme. Como o animal percebe que só volta a passear quando para de puxar, a tendência é que o “cabo de guerra” vá se amenizando.
“Para adestrar um cão e ter uma evolução constante, é necessário utilizar o equipamento ideal e a metodologia de ensino correta”, diz Danilo. A princípio, o ideal é entrar em contato com um profissional qualificado, para que ele inicie o adestramento da forma correta, e em seguida que o dono pratique, de acordo com as orientações do adestrador, com o seu bichinho diariamente em casa.
Criar uma rotina de exercícios e se atentar a fazer as recompensas de forma correta, é muito importante.
Além de facilitar o aprendizado e melhorar o comportamento do pet no dia a dia. Nunca, jamais use da força física para adestrar o seu cão ou qualquer outro animal doméstico, isso apenas o tornará mais agressivo.
Lembre-se, o comportamento do cão é um é um reflexo dos cuidados que o dono tem com ele, então quanto mais amor e carinho você der, mais ele te retribuirá.