Como cuidar do pelo e da pele do seu cãozinho

Tem gente que é maluca por cosméticos, lava a cabeça com três variações de xampu e dois condicionadores, tem oito tipos de creme para o rosto, mão, pé e corpo para usar no verão, no inverno, de dia e à noite.

É claro que você não precisa ser um viciado em cremes para se cuidar, mas assim como nós cuidamos dos nossos cabelos, pelos e pele, os cães também precisam de cuidados específicos para manter a saúde do seu “courinho” e pelagem.

Se você levar em consideração que a pele é o maior órgão do corpo canino (e humano), já é meio caminho andado para prover os cuidados que ela merece. Além disto, a pele e os pelos dos cães são a primeira proteção contra raios solares, fungos, bactérias e traumatismos. Ou seja, cuidar deles é fornecer um verdadeiro “escudo” contra doenças e outras condições adversas para os cachorros.

Para te ajudar nesta missão, confira esses seis itens importantíssimos para criar uma “roupagem natural” e saudável para seu cão:

Hidratação

Sempre deixe água fresca e limpa disponível para o seu cão. Afinal, a hidratação também vem de dentro pra fora, né?

Alimentação de qualidade

Se você quer ser tutor de um cão saudável, não é na comida que vai poder ser mão de vaca. Sempre opte por uma ração de qualidade para compor a dieta do seu peludinho, mesmo que ela seja um pouco mais cara. Acredite, em vez de gastar mais, você vai economizar em consultas veterinárias e tratamentos.

Banho e tosa com moderação

Cada cão é um caso e, dependendo das características da pelagem, ele vai requerer mais ou menos banhos e determinados tipos de tosa. Então, consulte um profissional e siga as orientações do veterinário quanto à higiene do seu pet. E lembre-se que não é recomendado dar mais de um banho por semana para não tirar a proteção natural da pele do animal.

Protetor solar, sim!

Se seu cachorro tem a pele clara, ele tem que usar protetor. Fato! Assim como nós, os cachorros estão suscetíveis a desenvolver câncer de pele se não estiverem protegidos contra os raios solares.

Desparasitação já

Parasitas como carrapatos e pulgas devem ser evitados e eliminados da vida do seu cãozinho por meio de produtos específicos para este fim, que devem ser indicados pelo médico veterinário.

Faxina isolada

Na hora de dar aquela geral na sua casa, não deixe o cão entrar em contato com os produtos de limpeza, não importa se é um “simples” detergente ou uma água sanitária. Cachorros e produtos químicos não combinam. Tente deixar seu cão em um cômodo separado até ver que está tudo sequinho e pronto para ser sujo novamente.

Vale frisar que os itens acima são complementares, então, não adianta pular um e compensar no outro. Lembre-se que estas atitudes simples fazem uma enorme diferença no bem-estar do seu fofucho de quatro patas.

 

 

Por: Paula Soncela
Veja Também