Hoje iremos falar sobre um bichinho muito fofo: a chinchila!
As chinchilas são roedores caviomorfos (como outros sul-americanos como pacas, cutias, capivaras e preás, por exemplo) estritamente herbívoros, de hábitos noturnos, provenientes da Cordilheira dos Andes, na América do Sul. Essa região engloba países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.
A espécie foi levada para criação em cativeiro pela primeira vez na década de 1920 – atualmente, a maior parte delas são domesticadas, sendo muito raro encontrar chinchilas selvagens na natureza.
“As chinchilas apresentam expectativa de vida média de 10 anos, podendo chegar até os 20 anos”, afirma Erica Couto, médica-veterinária e pós-graduada em clínica de Animais Silvestres. Ela é mestre em Medicina e Bem-Estar Animal e responsável técnica do consultório de animais silvestres Tukan.
Legal! Mas o que elas comem?
Por serem herbívoras, em ambiente doméstico devem receber ração extrusada de boa qualidade, feno de alfafa e de capim. Como guloseimas, podem comer legumes em pouca quantidade (cenoura, rabanete e nabo), frutas secas (sem açúcar ou sal) e sementes (castanhas e pistache).
Lembre-se, sempre siga o que seu médico-veterinário recomendar!
As chinchilas podem tomar banho?
Sim, mas não é aquele banho molhado que você está pensando. “O banho delas é somente com pó de carbonato de cálcio, que é o produto indicado para o banho da espécie. O ideal é um dia com a limpeza e outro sem”, explica Erica.
A veterinária também faz um alerta para os donos com relação às gaiolas, para que o animal fique bem confortável. “Quanto maior, melhor. Pode ter degraus, desde que tenha segurança, e madeira para roer. O tamanho mínimo é de 100 x 70 x 100 cm.”
Ah! Vale lembrar que esses animais não podem sair para passear. Além de serem sensíveis a temperatura, são presas fáceis para outros bichos.