Alguns cães tem o sono mais agitado que outros, assim como acontece com os seres humanos. Muitos donos costumam ver seus cães se mexendo muito durante o sono e imaginam que eles estejam sonhando. E estão certos.
Segundo o médico veterinário, Ricardo Gardim, da Clínica Veterinária Hungária, de São José dos Campos (SP), assim como os humanos, o sono dos cães tem três estágios: NREM (movimento não-rápido dos olhos), REM (movimento rápido dos olhos) e SWS (sono de onda lenta – é nesse estágio que o cão respira profundamente).
“Os cães sonham no estágio REM (segundo estágio) e é nesse ciclo que eles tendem a se mexer, normalmente as patas, como se estivessem correndo, ou mesmo latir”, explica Gardim. “O ideal é que você não faça nada para não assustar o seu cão. Se ele estiver muito agitado, chame seu nome, sem gritar, com calma e de preferência sem tocá-lo.”
O veterinário lembra que alguns cães dormem mais enrolados, outros dormem mais esticados. “Os que dormem enrolados não relaxam muito os músculos e tendem a se mexer menos do que os que dormem esticados e totalmente relaxados”, afirma. “Cachorros que dormem bem enrolados deixam seus músculos mais tensos e, por isso, ficam menos relaxados do que os cães que dormem esticados. Além disso, aqueles que dormem enrolados costumam se mexer menos durante o sono.”