Não temos dúvida que você ama seu bichinho e sempre quer oferecer o que existe de melhor para ele. Preservar o meio ambiente faz parte deste pacote de cuidados e, para fazermos nossa parte, temos que começar pelo básico e saber descartar adequadamente o lixo produzido pelos nossos pets.
O que fazer com as fezes
As fezes dos bichinhos são lixo orgânico e devem ser descartadas como tal, sendo que o ideal seria recolhê-las e jogá-las no vaso sanitário, como acontece com os nossos dejetos. Porém, se você tiver bastante espaço – morar num sítio ou chácara, por exemplo –, é possível usar o cocô do seu pet para produzir húmus de altíssima qualidade por meio da compostagem. Inclusive, na compostagem doméstica, você também aproveita restos de verduras, cascas de frutas e outros tipos de alimento, que se transformarão em adubo orgânico.
Como descartar embalagens
Agora, se tratando das embalagens de produtos pet, dúvidas cruéis podem surgir entre o que é ou não reciclável. “Os produtos em caixinhas contém embalagem laminada (saquinho interno com o produto) não reciclável; já a caixa de papelão e o filme plástico externo são recicláveis. O material das sacarias não é reciclável”, explica Carolina Peroni de Jesus, médica veterinária da NuTrópica, empresa de nutrição especializada em aves ornamentais, situada em Indaiatuba.
“Para descarte das partes recicláveis, levar os materiais a pontos de coleta de lixo reciclável, jogando a caixinha na lixeira de papel (azul) e o filme plástico na lixeira de plástico (vermelha). As partes não recicláveis devem ser descartadas em lixo comum”, orienta Dra. Carolina.
Pontos de coleta
Caso ainda não tenha sido implementada a coleta seletiva no seu bairro, no site eCycle, ao informar o seu endereço ou CEP, são apresentados os pontos de coleta de lixo e doação de objetos mais próximos, de acordo com o tipo de material que você quer descartar ou doar ─ pilhas, sacolas plásticas, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, entre outros.
Outra ideia é acessar o site da prefeitura da sua cidade e navegar pela seção referente à limpeza urbana do município e se informar com os responsáveis pela coleta do lixo na sua região. O descarte adequado do lixo depende do acesso à informação e, principalmente, da sua conscientização.