As anemias em cachorros não são uma doença, mas sim um sintoma de alguma irregularidade ou enfermidade. Por isso, o animal pode apresentar sinais bem variados, de acordo com a severidade, o tempo de ocorrência e a doença base que ocasionou o quadro. A anemia pode, inclusive, não ser detectada.
O alerta é de Andrea Novak Savioli, gerente técnica da Ourofino Pet. Anemia é o quadro em que ocorre uma redução no número de células vermelhas (hemácias) presentes no sangue dos animais, causando uma queda na concentração da hemoglobina sanguínea, principal componente das hemácias e proteína responsável pelo transporte e abastecimento de oxigênio para todas as células e os tecidos do organismo.
“De forma geral, o animal normalmente mostra sintomas bem genéricos, como prostração, perda de apetite, cansaço, indisposição, e o sinal mais específico é a palidez das mucosas, que pode ser facilmente detectada por meio de uma avaliação de coloração da mucosa oral e gengivas”, afirma Andrea.
Nos quadros mais graves, o animal pode apresentar pequenas manchas vermelhas em regiões de pele mais fina, que são chamadas de petéquias, e sangue nas fezes. As anemias agudas ocasionadas por hemorragias secundárias a traumas, cirurgias ou sangramentos de tumores são bastante graves e ocasionam aumento do batimento cardíaco e um possível aumento de tamanho do baço.
Causas
“As anemias mais comuns são aquelas ocasionadas pela falta de nutrientes, e o tratamento delas requer medidas simples, como correção de dieta e incorporação de nutrientes que promovam e favoreçam a produção de hemácias por meio de suplementos adequados”, explica a gerente técnica.
No caso de uma espoliação de sangue ocasionada por presença de verminoses ou parasitas externos, a vermifugação e o combate a ectoparasitas, também com produtos adequados para essa finalidade, são medidas efetivas de tratamento. Para anemias decorrentes de doenças como a Erliquiose Canina, um suporte nutricional ao animal deve ser associado ao tratamento adequado da doença. As anemias ocasionadas por perdas de sangue necessitam de investigação adequada para identificar a origem da hemorragia e as medidas emergenciais de correção do quadro.
Prevenção
Cuidados rotineiros que garantem a saúde geral dos animais ajudam a prevenir a ocorrência das hemorragias. “Uma dieta equilibrada é importante, com atenção para a suplementação nutricional nos momentos da vida do animal onde um maior aporte de nutrientes é requerido, como a fase de crescimento, gestação e amamentação, bem como períodos de convalescença de possíveis doenças, períodos de estresse e fase de senilidade”, diz Andrea.
Manter os animais vermifugados, vacinados e adotar com frequência e periodicidade corretas a aplicação de produtos que controlam as infestações por ectoparasitas são também cuidados de saúde que mantêm os animais longe das anemias.