O Dachshund é uma das paixões nacionais: ágeis, pequenos e resistentes, os ‘salsichas’ – como tornaram-se popularmente conhecidos aqui no Brasil -, porém, são ainda mais amados em seu país de origem: a Alemanha!
Origem, na verdade, pensando em termos modernos: os Dachshund são uma das raças mais antigas de que se tem registro – imagens semelhantes a eles já foram encontradas gravadas nas tumbas de um faraó egípcio -, mas sabe-se que sua versão moderna foi desenvolvida por caçadores alemães, que buscavam cachorros capazes de entrar em tocas de texugos, lebres e coelhos.
Eles tornaram-se tão requisitados – e amados – pelos alemães que, neste ano, receberam seu próprio museu! O Dackelmuseum tem mais de 4,5 mil itens relacionados à raça – de instrumentos musicais e ornamentos à brinquedos e outras bugigangas, todas acumuladas por mais de vinte anos por Seppi Küblbeck e Oliver Storz, curadores do museu, que o consideram único no mundo, sendo, segundo eles, a maior coleção do mundo com objetos deste tema.
O museu, que foi inaugurado oficialmente no dia 1º de abril deste ano, fica localizado em Passau, cidade localizada no estado da Baviera, o sul da Alemanha, e funciona todos os dias, das 10h às 16h. Que tal dar uma passada lá na sua próxima viagem ao país europeu?