Você sabia que nossos amigos de quatro patas também têm a chamada “melhor idade”?
Um gato pode viver até 21 anos! No Brasil, estima-se que 21% dos gatos estão na fase geriátrica, que começa por volta dos 7 ou 8 anos. É nessa idade que eles ficam mais vulneráveis a doenças relacionadas ao envelhecimento.
Os cachorros têm uma expectativa de vida que varia conforme o tamanho. Cães pequenos podem viver até 18 anos e se tornam idosos a partir dos 8 anos. Já os de médio porte são considerados “senhores” aos 6 anos, e os grandões entram nessa fase com cerca de 5 anos.
Com o envelhecimento, eles podem desenvolver alterações no metabolismo, nos sentidos (visão, olfato, audição) e na composição corporal.
Logo, assim como a gente, cachorros e gatos envelhecem, e isso traz algumas mudanças, principalmente alimentares, que pedem mais cuidado e atenção.
Um cão precisa de cerca de 37 nutrientes diários e um gato, mais de 40 para se manterem saudáveis! Uma dieta completa e balanceada precisa de fibra, vitaminas, proteínas, gordura, minerais, carboidratos e aminoácidos. Além dos nutrientes, a densidade calórica é igualmente importante. Ela é a quantidade exata de cada nutriente, que deve estar presente no pet food, e em petiscos, todos preparados pela indústria.
Evite cozinhar para seu pet
Talvez você esteja pensando, “eu cozinho para o meu pet, ele tem todos os nutrientes que precisa!”. Será mesmo?
Para muitos, comprar os ingredientes em feiras e hortifrútis e preparar o alimento do pet em casa é uma forma de mostrar seu amor. Porém, isso deve ser feito somente com supervisão profissional. A menos que você consulte um médico-veterinário ou zootecnista para fazer a prescrição correta da dieta, o risco de algum desbalanço é muito alto e isso pode prejudicar a saúde do pet!
Para os gatos, cuidar da alimentação por meio de pet food durante a velhice tem como objetivos manter o peso ideal e garantir uma boa hidratação, prevenir ou controlar doenças e oferecer qualidade de vida para que eles vivam mais e melhor.
Um bom veterinário pode ajudar a escolher a ração adequada para o seu gato idoso, rica em nutrientes que fortalecem o organismo e ajudam a retardar problemas como insuficiência renal ou artrite, comuns em felinos mais velhos.
No caso dos cachorros, para evitar problemas de saúde, uma dieta específica para cães idosos é fundamental. O alimento certo ajuda a prevenir doenças, controlar condições já existentes e melhorar a qualidade de vida deles.
O envelhecimento é um processo natural, mas dá para torná-lo mais leve para nossos amigos peludos. Manter visitas regulares ao veterinário, uma dieta balanceada e bastante carinho são a receita para garantir que eles continuem ao nosso lado felizes e saudáveis. Afinal, eles merecem todo cuidado e amor por tudo que nos oferecem.