Não dá para negar que as calopsitas são aves muito bonitas, com sua crista de penas bem finas e seu “blush” natural nas bochechas. Mas saiba que as qualidades deste bichinho vão muito além das aparências.
Elas se alimentam de sementes, frutas e verduras, e gostam de ter objetos para roer e se distrair. Aliás, é importante enriquecer o ambiente em que vivem com brinquedinhos, principalmente, os balanços que as calopsitas tanto gostam.
É uma ave que gosta de afago, se acostumada desde a infância, e é super independente, inclusive, toma banho sozinha se tiver um bebedouro disponível no viveiro. Possui expectativa de vida de 20 anos e se reproduz com muita facilidade. Portanto, se você tiver um casalzinho em casa, fique atento, pois a família pode aumentar de tamanho.
“Sem dúvida, a calopsita é a ave mais popular: é mansa, fácil de cuidar, não requer investimento grande e entre os psitacídeos − calopsita, papagaio, ring neck e arara − é a mais barata”, explica Andreas Lobmaier, médico veterinário do Consultório de Aves, em São Paulo, especialista em aves, répteis e peixes.
“Aves, quando bem tratadas, geralmente são amáveis e dóceis. São uma ótima companhia para quem não quer ter muito trabalho e não tem muito espaço”, afirma Lobmaier.
E, como se não bastasse tudo isso, a capacidade de imitação de sons de uma calopsita é algo impressionante. Elas são tão espertas que podem aprender a assoviar desde um simples “Dó-Ré-Mi-Fá” até a música tema dos filmes “Um Tira da Pesada” e “Kill Bill”. Para explodir de fofura, não?