O canário-belga é reconhecido como um dos mais talentosos do mundo animal quando se trata de entoar melodias. Seu canto é tão fascinante que é capaz de imitar os sons que ouve ao seu redor, incluindo os da natureza.
Porém, caso ele esteja “exagerando” no canto, o que isso pode significar?
De acordo com Erica Couto, médica-veterinária, pós-graduada em clínica de animais silvestres e mestre em medicina e bem-estar animal, o canto em excesso está ligado a dois fatores. “Os canários-belgas utilizam essa habilidade de forma constante para marcar território e envolver parceiros durante o período de reprodução, principalmente os machos para conquistar as fêmeas.”
E se for o contrário, um canário que não canta muito. O que pode ser?
Alguns cuidados devem ser tomados para que o animal fique saudável e tenha o canto ativo em seu cotidiano. “A alimentação desempenha um papel crucial na saúde e no comportamento dessas aves. Uma dieta balanceada, composta por ração extrusada, sementes de alta qualidade, verduras escuras, legumes e frutas, pode contribuir para a vitalidade e o bem-estar do animal, refletindo em um canto mais robusto”, afirma a médica veterinária.
Além disso, estabelecer um horário regular para o descanso do animal, seguindo o ciclo natural de luz solar, pode ajudar a regular seu comportamento e promover um sono adequado.
É sempre importante lembrar os donos de pets que antes de tomar qualquer decisão em relação à saúde do animal, um veterinário especialista deve ser consultado.