Quando os donos de pets saem para comprar brinquedos, é comum encontrar diversas opções com barulhos, como apitos e buzinas. Inclusive, os animais podem ficar longos períodos entretidos com pelúcias, bolinhas e outros objetos que emitem algum som. Mas, afinal, por que cães gostam de brinquedos com barulhos?
Segundo a comportamentalista Aline Ribeiro, parceira da rede WeVets, a preferência por brinquedos com barulhos está relacionada ao instinto. O hábito e o gosto por esses objetos surge, normalmente, quando os animais são filhotes.
“Boa parte dos brinquedos de filhotes são de tecido devido à fragilidade dos dentes e o apito é colocado como forma de incentivar a interação com o objeto. Eles simulam uma caça e quanto mais os filhotes mordem na intenção de abater a “presa”, mais o som se repete e estimula que o animal continue interagindo com o brinquedo”, explica.
Mais tarde, os cães adultos continuam interessados em brinquedos com som porque o estímulo já está enraizado na rotina. Entretanto, é preciso ficar atento porque apitos e buzinas podem deixar o animal ansioso, em razão da frustração de não conseguir abater a “presa” que ele enxerga no objeto.
“Hoje, temos muitas opções de enriquecimento ambiental para cães. Há brinquedos para interação entre a família e o pet, por exemplo, bolinhas, frisbee e cabo de guerra. Nesse caso, vale escolher a melhor opção de acordo com a preferência do pet. Já para que ele brinque sozinho, existem pelúcias sem apito, mordedores de nylon saborizados, chifres e cascos naturais. O importante é sempre considerar o perfil do cão”, afirma.
Vale lembrar que todos os brinquedos devem ser oferecidos com a supervisão dos responsáveis, mesmo os mais rígidos, pois cada cão tem uma potência de mordida que pode danificar o objeto e causar algum acidente. As próprias buzinas, quando retiradas do interior do brinquedo, podem ser perigosas, então, fique sempre atento.