Seu amigo canino sempre se comporta como se estivesse morrendo de fome há dias, tão exaltado na hora de comer que nem espera a tigela tocar o chão para devorar sua refeição? Cuidado, esse comportamento pode, a longo prazo, ser um risco para sua saúde do seu pet.
Separamos algumas dicas que irão te ajudar a desacelerar o ritmo na hora da refeição!
Existem muitas razões que fazem com que o cão coma rapidamente, desde falta de nutrientes em sua ração habitual, infecção parasitária ou doença crônica. Há também cães que podem se sentir ameaçados se o dono tiver outros pets em casa.
Por isso, se você tiver outros pets, e perceber que algum deles come mais rápido durante a refeição, alimentá-lo separadamente dos outros pode ajudar. Alguns cães não se sentem seguros comendo em grupo, e essa separação pode deixá-lo mais confortável e diminuir a necessidade de devorar o alimento com tanta rapidez.
Um cão ao comer rapidamente, engole uma quantidade excessiva de ar junto da comida, o que faz o estômago (ou intestinos) se expanda e se torça dolorosamente dentro do abdômen. Essa condição médica é conhecida como inchaço ou dilatação-volvo gástrico (GVD), causa vômito espumoso excessivo e se não for tratada, pode rapidamente se tornar letal. Se o seu pet apresentar qualquer tipo de sintoma citado acima, recomendamos que procure um médico-veterinário de confiança imediatamente.
Como incentivar o pet a comer mais devagar?
Trocar a tigela comum por um alimentador lento ajuda a desacelerar os cães enquanto comem.
Por conter fendas e obstáculos, forçam o cão a pegar pequenas quantidades de comida, reduzindo o risco de inchaço e melhorando a digestão do animal. Comedouros elevados e brinquedos recheados também podem ser uma grande ajuda durante esse processo de reeducação alimentar, além de entreter o pet.
Lembre-se que, ter acompanhamento de um médico-veterinário durante os anos de vida do seu animal de estimação, é uma das formas de demonstrar o seu amor e carinho por ele.
Fonte: American Tarantula & Animals