Não há nada mais agradável para um dono de pet que abraçar seu bichinho e sentir o pelo macio, sedoso e cheiroso, mas nem sempre dá para garantir aquela ida ao petshop. Confira algumas dicas que separamos para auxiliar com essa jornada de cuidados em casa.
Aprender a cuidar da pelagem do cachorro vai além da estética. O pelo mantém a temperatura corporal e protege a pele contra danos externos, e escovar o pelo antes do banho é muito importante, além de desembaraçar os fios e retirar o excesso, facilita no processo de lavagem. É recomendado usar um pente, ou escova, que se adeque ao porte e pelagem do animal, tomando sempre bastante cuidado, use os dedos para se assegurar que não está ferindo a pele durante a escovação.
Após escovar, é a hora do banho. Certifique-se de que o espaço para o banho seja grande o suficiente para o porte do pet e que a temperatura da água seja morna e agradável, alguns cães não são muito chegados ao banho e o reforço positivo – e alguns petiscos – pode facilitar durante esse momento. Lembre-se de usar produtos específicos para o cães e de tapar o ouvido do animal com bolotas de algodão para evitar que entre água neles – inclusive temos um post incrível sobre otite canina no nosso portal – enxágue bem para retirar todo o excesso de produto
Na hora de secar o animal, além de uma série das sacudidas de corpo inteiro, o auxílio de uma toalha para enxugá-lo é essencial. Comece pela cabeça, rosto e orelhas, descendo pelo corpo deixe por último as patas, o processo de secagem é particularmente importante para cães com pelos mais pesados, pois manchas úmidas no subpelo podem levar a doenças de pele como dermatite. Caso seja necessário, utilize um secador – não muito quente – para auxiliar na secagem, aproveite esse momento para limpar os ouvidos, olhos e focinho do pet, jamais use hastes flexíveis – o famoso cotonete – para limpar as orelhas do seu cão. E por fim escove novamente o pet para desembaraçar os pelos.
Dica bônus|
Um animal saudável tem o pelo mais bonito, logo cuidar da alimentação é muito importante para a manutenção do pelo, e quanto melhor e mais rica for a dieta do seu cão, melhor é a condição do pelagem.
Se tiver alguma dúvida sobre os cuidados específicos com o pelo do seu cão ou quiser melhorar a dieta dele, consulte o seu médico-veterinário e juntos poderão criar um plano para os melhores cuidados com o seu cão. Esses cuidados básicos garantirão uma vida saudável e feliz para o seu pet.
Fonte: Pawness e Reader’s Disgest