Cuidar do pet food do seu animal também é forma de carinho. Evite insetos!

Se você tem um pet em casa, sabe como dar carinho e atenção, e cuidar do bem-estar do animal é crucial para a saúde do seu melhor amigo. Essa preocupação também precisa se estender ao alimento, e a hora da alimentação. 

 

Então, aí vai a pergunta: você tem mantido o pet food bem armazenado? 

 

Esse é o principal cuidado para evitar visitas indesejadas, que gostam de se alojar dentro da embalagem de ração do seu animal. Sim, são eles, os insetos, criaturas que existem em grande quantidade. Calcula-se que existam cerca de 200 milhões de insetos para cada ser humano no planeta! 

 

Ou seja, se não tomarmos cuidado, é certo que eles vão encontrar um caminho para o alimento do seu pet. São visitantes silenciosos como carunchos, mariposas, uma variedade de larvas e besouros, baratas, moscas, entre outros. 

 

Uma vez encontrando uma embalagem mal fechada, ou rasgada, irão chegar ao alimento, se alimentar ou depositar ovos, para que as larvas também encontrem um banquete para crescer. 

 

Por isso, um dos primeiros cuidados é checar a integridade da embalagem ainda no ponto de venda, como pet shops, supermercados, etc.  Um mínimo furo ou rasgo na embalagem é o suficiente para que diferentes tipos de insetos consigam invadir o produto. E caso a embalagem esteja contaminada, ela deve ser descartada. 

 

Mas eu tenho que jogar tudo fora? 

 

O problema é que, mesmo que o seu pet consuma o produto infestado e não desenvolva nenhum problema de saúde, as larvas de diversos tipos de inseto devoram a ração de dentro para fora, fazendo com que muitas vezes seu animal esteja comendo uma refeição com baixíssimo teor de nutrientes, uma “casca vazia”. 

 

Por sorte, medidas simples podem afastar para longe o risco de infestação. 

 

Veja as dicas do Portal Melhores Amigos para afastar de uma vez por todas esses visitantes indesejados. 

 

-Não deixe o saco de ração encostado na parede, apoiado diretamente no chão. Mantê-lo dentro de um armário, ou no interior de outro recipiente faz toda a diferença. Para os insetos, você está criando uma outra barreira entre eles e o alimento.

 

-Depois de servir a comida para seu pet, a embalagem deve ficar bem fechada, sem frestas. Você pode usar uma presilha para sacos de alimento. Muitas marcas atualmente já colocam na embalagem algum sistema “abre-e-fecha”, o que torna esse cuidado muito mais fácil.

 

-Ofereça sempre a quantia que seu animal está acostumado a comer, no horário de costume. Assim, a chance de sobrar alimento no pote é menor. As sobras também podem potencialmente “chamar” insetos que causam infestação, e não devem voltar à embalagem pois estão umedecidas, pelo contato com a saliva do cão. Nessa condição podem propiciar o surgimento de mofo e bolor.

 

-Os insetos encontram o alimento pelo cheiro, lave sempre a tigela que recebe a ração. Para você e seu animal, pode parecer somente uma sobrinha, ou um farelo na superfície. Mas para um besouro, ou barata, pode ser um banquete!

 

-Não deixe sobras pelo chão – de qualquer tipo de comida. Migalhas de pão, grãos de arroz, pedacinhos pequenos de alimento que caem da toalha, e a ração animal, qualquer tipo de alimento pode ser o chamariz para pragas que, posteriormente, irão chegar à embalagem de ração. 

 

Veja Também