É bem provável que você já tenha chamado ou ouviu alguém chamar o barulhinho que os gatos fazem de “motorzinho”. Pois o tal do motorzinho, na verdade, é o ronronado dos bichanos, uma característica presente em algumas espécies de felinos.
Mas, afinal, por que os gatos ronronam?
“O ronronar é uma forma que os gatos utilizam para expressar alguma sensação ou emoção, seja ela boa ou ruim”, explica Carlos Alberto Geraldo Junior, médico veterinário, mestre em clínica médica e especialista em felinos da clínica de especialidades VETMASTERS, em São Paulo.
Dr. Carlos Alberto conta que o ronronado de um gato costuma soar sempre da mesma maneira – no entanto, ele pode se manifestar em situações bem diferentes. Segundo o especialista, “o mais comum é que gatos ronronem em momentos de conforto e bem-estar – por exemplo, enquanto são acariciados. Porém, animais gravemente doentes ou com dor também podem ronronar”.
Vale lembrar que o ronronado do seu gato pode não soar exatamente igual ao do gato do vizinho. “O ronronado normalmente é bastante semelhante entre os gatos, porém, alguns manifestam de uma forma muito mais intensa e frequente do que outros. Ou seja, enquanto alguns felinos ronronam em poucas situações, outros o fazem quase que de forma contínua, bastando apenas iniciar um pequeno carinho”, descreve o médico veterinário.
Portanto, é importante observar se o seu gatinho anda ronronando por um bom motivo ou se ele está passando por algum mal-estar. “Há sempre que se interpretar o ronronar do felino mediante a situação em que ele se encontra, para sabermos se é uma manifestação de bem-estar ou de desconforto”, aponta o especialista.