Como identificar se seu gato está doente

A saúde de nossos pets é sempre uma grande preocupação – especialmente quando não temos muito conhecimento sobre o que pode afetar a vida dos nossos bichinhos. Com gatos não é diferente – e para entender melhor o que pode ou não ser preocupante no decorrer da existência do bichano, falamos com o médico veterinário Eduardo Zaneli.

 

Para início de conversa, Eduardo aponta as principais doenças que um felino pode sofrer – e elas estão ligadas, principalmente, ao sistema urinário. “Na maioria dos casos são cálculos ou urolitos e doenças renais crônicas: aproximadamente 80% dos gatos com mais de 10 anos têm algum grau de DRC”, afirma.

 

Os sinais mais básicos destas condições, segundo Eduardo, envolvem as necessidades fisiológicas do animal: “Dificuldade de urinar ou defecar, dificuldade de se alimentar e mudanças no padrão comportamental”, aponta.

 

Muitos tutores acabam pensando no melhor momento para procurar assistência médica – e se realmente vale a pena ficar atento a esses sinais. Para Eduardo, a resposta é sim. “Sempre que  essas mudanças acontecerem, deve-se procurar um médico veterinário, já que estes podem ser sinais do corpo do próprio animal indicando que algo não está certo”, finaliza.

Veja Também