O Bengal – ou gato-de-bengala – não possui este nome porque tem problema no joelho e anda de bengalinha por aí. Este felino especial une o visual exótico dos gatos selvagens com o comportamento dócil dos animais domésticos.
Origem
Os bichanos desta linhagem são uma mistura do Leopardo Asiático com as raças de pelo curto domésticas, sendo que o primeiro Bengal da história surgiu na década de 1960 pelas mãos de Jean Sugden Mill.
Porém, apenas em 1974 é que a raça teve seu nome registrado por Bill Engler – tanto que alguns defendem que “Bengal” vem da abreviação “B.Engle” e outros dizem que ele foi inspirado no termo científico “Felis bengalensis” que nomeia o Leopardo Asiático.
Características físicas
Os Bengals apresentam uma grande variedade de “cor de fundo”, podendo ir do cinza-prateado até uma tonalidade bem clara, semelhante a um amarelo-areia, sempre pintados com manchinhas mais escuras – como os leopardos. A maioria tem pelo curto, mas algumas variações podem ter pelagem longa.
Seus pelos são muito brilhantes e passam a impressão de que o animal rolou numa poça de glitter. Seus olhos costumam ser verdes ou dourados e, segundo os padrões oficiais da raça, eles raramente serão azuis.
São bichanos de porte grande e seu peso ideal gira em torno dos 7 kg (machos) e 5,5 kg (fêmeas) – isto é, eles apresentam esta massa corporal sem estarem gordinhos. A cabeça e orelhas são pequenas em relação ao corpo.
Temperamento
O Bengal é o maior exemplo de gato feliz, fofo, brincalhão e ativo ao extremo – ou seja, ele jamais vai ficar no colo humano morgando por horas a fio. É um felino que gosta da interação com humanos, desde que seja com bastante ação, e adora subir em lugares altos, caçar brinquedos, passear na guia (isso mesmo) e atividades ao ar livre.
Alguns Bengals adoram brincar na água e são pescadores natos – então é bom se precaver caso você tenha um aquário em casa e queira ter um bichano da raça para chamar de seu. Sem contar que eles não controlam sua curiosidade e gostam de xeretar em tudo.
Principais cuidados
Seu casaco de pelos curtos glamouroso e brilhante não requer muito trabalho para brilhar – basta uma escovadinha semanal que o efeito glitter estará lá. Recomenda-se aparar as unhas do Bengal semanalmente e ter muitos arranhadores espalhados pela casa para salvar a pele de sua mobília.
No mais, prepare-se para ter a felicidade em forma de gatice em casa.
Paula Soncela