Quando nos tornamos tutores de animais de estimação, descobrimos que existem cuidados básicos e fundamentais para preservar a saúde e bem-estar de nosso pet. É nosso dever prover uma alimentação adequada e um lar seguro e apropriado, levá-lo regularmente a um veterinário especializado e vaciná-lo periodicamente conforme o protocolo de cada tipo de vacinação.
Para te ajudar a se situar no mundo das vacinas e prevenção de doenças, listamos as principais vacinas que cada bichinho de estimação deve tomar:
– V8 ou V10, que protegem contra a cinomose, hepatite infecciosa canina, adenovirose, coronavirose, parainfluenza canina, parvovirose e leptospirose canina (obrigatória);
– Antirrábica (obrigatória);
– Leishmaniose;
– Giardíase.
– Múltipla (tríplice, quádrupla ou quíntupla), que protege contra rinotraqueíte viral felina, calicivirose felina e panleucopenia felina (obrigatória);
– Antirrábica (obrigatória).
– Mixomatose (obrigatória);
– Doença Hemorrágica Viral – DHV (obrigatória).
– Cinomose (obrigatória);
– Antirrábica (obrigatória).
– Poliomavírus (é aplicada principalmente em papagaios, porém, não é uma vacina disponível no Brasil);
– Poxvirose, doença de Marek e Newcastle (devem ser aplicadas apenas em caso de surtos destas doenças).
– Não possuem protocolo de vacinação.
Para mais informações sobre a revacinação e outros métodos preventivos em relação ao seu animal de estimação, consulte sempre um médico veterinário especializado.
E lembre-se, a prevenção de doenças começa antes mesmo da vacinação – ela se inicia no ato de adquirir seu pet em lugares especializados e idôneos.