gato siames janela

Por que meu gato sempre tenta fugir?

As vantagens da castração e da esterilização dos bichanos são bem conhecidas. Além de prevenir a gravidez indesejada e a superpopulação de gatos nas ruas, podem evitar várias complicações médicas tanto em machos quanto em fêmeas. O que nem todo mundo sabe é que a castração pode ser uma forma de sossegar um gato espertalhão que usa suas habilidades de pular janelas e escalar muros para fugir. Isto porque, gatos têm necessidade de marcar território e patrulham áreas grandes e externas.

Um gato fujão terá menor probabilidade de escapar se for esterilizado , de acordo com o livro Instructions for Veterinary Clients: Canine and Feline Behavior Problems, escrito pela médica veterinária Stefanie Schwartz. Após o procedimento cirúrgico, tendem a patrulhar áreas menores (como uma casa ou um cômodo dela) e dificilmente se envolverão em algum conflito territorial com rivais.

Mas você pode pensar: não é uma crueldade privar o bichinho de alguns passeios fora de casa? Schwartz defende em seu livro que castrar o animal é um ato de amor. “Muitos donos têm medo que um gato castrado perca sua vitalidade. O temperamento normal do pet e sua inteligência não sofrem alterações com a castração. Na verdade, vários comportamentos indesejados derivados de influência hormonal podem desaparecer após a cirurgia. Seu gato não vai se tornar menos amoroso ou brincalhão, tampouco  vai ressenti-lo. Você também não privará seu pet de nenhuma experiência essencial. Ao contrário, você vai agir como um tutor responsável, informado e amoroso”, escreve.

Compartilhe esta dica com seus amigos que também têm gatos! Vale lembrar que a castração não vai impedir seu gatinho de fugir, mas vai reduzir as chances dele sentir vontade de sair de casa.

 

Marina Maciel
Veja Também